Regras Tarifárias (antiga Flutuações)

Criação ou edição de Regras Tarifárias

 Você pode criar diversas regras tarifárias, com descontos e restrições diferentes, de acordo com sua estratégia para aumentar as vendas.

Para isso, basta você alimentar a tarifa no calendário, e depois disso criar o tipo de regra com o regramento necessário, e fornecer o desconto desejado.

Abaixo você encontrará o passo a passo para a criação, mas, lembre-se: nem todos os campos são obrigatórios, e quanto mais regramento, mais restrito será para o hóspede localizar e reservar.

Veja sobre a configuração de ativação básica

Veja sobre as configurações da precificação

Saiba como ativar o Noites Grátis!

Veja sobre a configuração de períodos

Veja sobre configurações e restrições da tarifa

Veja sobre as Políticas da Tarifa

 

 

 

Deverá acessar o Admin, Let's Book, Hotéis, selecionar o hotel e clicar em Flutuação Tarifária

Você poderá criar uma nova flutuação tarifária, clicando no botão “Criar regra” (1), e se você selecionar uma regra no checkbox você pode editar essa regra (2), duplicar essa regra, copiando as configurações da regra inicial (3) verificar quantas reservas já entraram por essa regra específica (4), conseguir o link público (5) ou inativar essa regra (6), e também visualizar o resumo dessa regra como períodos de reserva, hospedagem, blackout, se possui código de tarifa ou allotment por acomodações (7). Além disso, você poderá clicar em ações (8) na linha da regra desejada para ações de Resumo, Editar, Duplicar, Link Público e Inativar.

Filtros:

Será possível buscar determinadas regras tarifárias filtrando por Período de Hospedagem (9) que foi configurado na regra - se a regra foi deixado em branco ela também irá se enquadrar na busca de período; também da para filtrar por nome (10), considerando o nome interno da regra tarifária; filtrar por Status da regra tarifária (11) sendo regras ativas, inativas ou todas as regras; e também pelo filtro de Tipo de Regra (12) onde poderá buscar pelas tarifas que são públicas, tarifas CRM e tarifas que contém código de tarifa.

Você poderá realizar combinação de filtros, mas, o filtro de período de hospedagem é obrigatório.

 

 

Quando você criar a regra tarifária, irá aparecer na relação de regras ativas, em ordem alfabética. E então você pode clicar em Edição (2) para efetuar as configurações necessárias.

Na aba Ativação básica, você poderá configurar o nome que será visualizado pelo hóspede (1) e ainda poderá informar o nome dessa regra em outros idiomas, aconselhamos que seja curto e claro sobre a que se refere. Se você selecionar como tarifa prioritária (2), essa tarifa irá se sobrepor sobre as tarifas não-prioritárias, mostrando apenas as prioritárias nos períodos configurados nessas flutuações. Nome interno é o que será visto apenas pelo Hotel (3); você conseguirá colocar o código da tarifa no seu PMS (4) - caso você tenha integração via Letsbook. Nesse momento você poderá selecionar se essa regra tarifária é flutuante de acordo com a tarifa base ou então Absoluto, onde você poderá informar o valor da diária por ocupação e por categoria (5). Se for a forma flutuante, você poderá informar o coeficiente em relação à tarifa base (6), exemplo se você quer dar 10% de desconto para uma flutuação, no Coeficiente você deverá informar coeficiente 90%, e você pode ainda colocar coeficiente diferentes para dias da semana diferentes (6.1). Exibir desconto (7) é quando você quer informar o preço original, riscado e o preço com desconto informado em destaque, além da informação da porcentagem de desconto que está sendo fornecido. Exemplo:



 

Na aba de Configuração da Precificação você pode informar o valor de pensão que não esteja inserido no valor da diária, assim esse valor será cobrado à parte do valor da tarifa, para as pensões selecionadas, para adultos (8.1) e crianças (8.2) de diferentes idades caso tenha.  Além disso, você poderá informar o Limite de Uso (9), para informar se esse valor de pensão deve ser aplicado apenas 1x, independente da quantidade de diárias que o hóspede está reservando; ou então optar por somar esse valor de pensão em todas as diárias de dentro do período da hospedagem configurada. Após isso, você poderá selecionar se essa pensão deve ser aplicado nos dias de check in e check out flexível (10) - caso o hóspede esteja realizando busca fora do período configurado como hospedagem.

 

Além disso, você poderá configurar sua oferta de Noites Grátis para que apareça dentre as opções de tarifas nos quartos no motor de reservas. Para isso, você poderá configurar a quantidade de noites que ele deverá se hospedar (11) e configurar quantas noites sairá gratuito (12), além disso, informe qual noites devemos configurar para dar a gratuidade (13). Lembre-se que as noites configuradas são cumulativas, ou seja, se você configurar 7 noites, para ganhar 1 noite, quando o hóspede pesquisar 14 noites, ganhará 2 noites, de acordo com a configuração inserida no item 13.

 

 

 

Você poderá configurar o valor de diferencial entre categorias, que irá se sobrepor sobre as configurações padrões (14), e também informar sobre acréscimo por pax, adulto ou crianças, que também irá sobrepor sobre as configurações padrões (15).

 

 

Na aba de Configuração de Períodos você poderá configurar os regramentos para que essa regra esteja disponível para vendas.
Para começar, informe o período em que essa regra estará disponível para ser reservada (16), e se há horário inicial para disponibilizar a venda a partir do dia inicial. Se não houver, pode deixar 00:00
Ao configurar o dia inicial, você deverá informar o dia final, que é até quando essa regra estará disponível para ser reservada, e se há um horário limite para estar disponível no dia final informado. Se não houver, pode deixar 23:59.

Depois disso, você poderá selecionar a checkbox para informar se há horário recorrente (17) que essa flutuação deve estar ativa, por exemplo, se você tiver uma tarifa madrugadora, você poderá selecionar esse checkbox e configurar para iniciar as 22h e finalizar as 6h (exemplo)

Depois disso você poderá configurar um ou mais períodos em que será permitido que o hóspede fique hospedado (18).

Caso tenha uma data obrigatória (19) nessa regra, você poderá informar a noite que o hóspede deverá passar para que demonstre essa regra, ou seja, é uma restrição para que, caso não passe por esse dia, essa regra não irá aparecer disponível para o hóspede. Faça isso sempre em pacotes fechados, em que é obrigatório a passagem da noite por esse dia. Exemplo: pacote de natal, data obrigatória 24/12. Aconselhamos que sempre configure essa data obrigatória junto com período de hospedagem (18).

Você pode informar se existe mínimo ou máximo de noites (20) para ser considerado dentro do período da hospedagem (18) se houver configurado, ou então para ser considerado para aparecer essa regra se não houver período de hospedagem configurado (18).
Lembrando que: se houver período de hospedagem (18) configurado, o mínimo e máximo de noites contabilizarão dentro dentro dessa período, não valendo então, check in e check out flexível para essa restrição.

 

Ao selecionar um (ou mais) período de hospedagem (18) poderá ser configurado o check in (21) e/ou checkout (21.2) flexível; essa configuração serve para que, os pacotes que você configurar no período da hospedagem (18) tenham flexibilidade caso você autorize, podendo assim, o hóspede a entrar antes do pacote e/ou sair depois do final do pacote. Lembrando que as configurações de restrições de dias ou noites obrigatórias não contam para o checkin/checkout flexivel, então, não as considerem.

Depois disso, você pode configurar períodos de blackout (22) para essa regra, ou seja, para quando a tarifa está disponível (tendo um período configurado na hospedagem (18) ou não, você poderá informar quais são os dias que não deseja vender essa regra. 
Se você tiver configurado um período de hospedagem (18), coloque quais dias dentro desse período previamente configurado, você não deseja vender.
Se você não tiver configurado um período de hospedagem (18), coloque todos os dias que você não deseja vender essa regra tarifárias (já que, sem período de hospedagem, a venda está para todos os dias de hospedagem).

Lembre-se que o ultimo dia configurado é o do checkout, e por isso não será bloqueado!

 

 

Na aba Configurações e Restrições da Tarifa você poderá selecionar para quais acomodações (23) será disponibilizado essa regra tarifária, se deixar de selecionar alguma(s) categoria(a) esta(s) não serão disponibilizadas para venda ao demonstrar essa regra. Para as demais regras, segue a configuração de cada um.
Depois de selecionar as categorias desejadas (ou selecionar todas), você poderá limitar(24.1) a quantidade de apartamentos vendidos por dia para essa regra.
Ao configurar, por exemplo, 1 apartamento no Classic Casal,  quando esse 1 apartamento for vendido nesta regra tarifária, outras pesquisas que contemplem esse período que já foi vendido  não será mostrado o apartamento Classic Casal, apenas os demais disponíveis.

Além disso, você também poderá selecionar (24.2)que, a quantidade informada no Allotment (24.1) seja Exclusivo desta tarifa, ou seja, que a quantidade configurada não poderá ser vendida em nenhuma outra regra tarifária, caso esta flag esteja ativa (ideal para utilizações em grupos, casamentos etc). Então, se você selecionar 1 allotment exclusivo na Classic casal, esse allotment diariamente estará disponível apenas para essa regra tarifária. Se houver apenas 2 de allotment em determinado dia no calendário, 1 allotment vai ficar disponível para todas as outras regras, e 1 allotment disponível apenas nessa regra. Atentem-se para configurar a exclusividade apenas quando há período de hospedagem (18) configurado.

 

Além disso, poderá configurar qual Dispositivo poderá demonstrar e vender essa regra tarifária. Lembre-se que para demonstrar os valores no calendário do motor de reservas, ao menos uma flutuação pública deve conter os dois dispositivos configurados (na mesma regra).

 

Você ainda pode selecionar o(s) dia(s) obrigatório(s) para check in para essa flutuação, caso tenha (26). Caso não tenha nenhum dia selecionado, ou então todos os dias estiverem selecionados,  não haverá restrição. Caso haja seleção de dias da semana, essa regra só será visualizada caso o checkin que o hóspede está realizando, se enquadre na configuração feita. Caso não seja uma regra promocional para check in em determinado dia da semana, deixe todos os dias selecionados.

Caso queira, você pode selecionar antecedência mínima e máxima para que essa regra tarifária seja disponibilizada, de acordo com o dia da busca entre o dia de hospedagem (27).

Caso seja uma flutuação de Last Minute, você poderá selecionar o checkbox (28), e então a flutuação só será disponibilizada para pesquisas feitas em hospedagem no mesmo dia, a partir do horário informado (exemplo, reserva feita para check in no mesmo dia, a partir das 02h), e ainda pode ter uma descrição específica para esse item de Last Minute (6). Essa descrição de Last Minute será utilizada quando há Site Letsbook e a tarifa não esteja disponível por conta do horário.

Ainda é possível limitar quantidade de adultos e crianças (29) para que essa flutuação esteja disponível de acordo com a pesquisa do hóspede. Exemplo: Pacote de núpcias, você pode colocar mínimo e máximo de 2 adultos, e máximo de 0 crianças, porque vai refletir nas pesquisas de casais.
Pacote de Dia das Crianças com Mimos, você pode colocar mínimo de 1 criança, porque toda pesquisa que houver crianças, vai refletir.


Depois disso, você poderá cadastrar um ou mais CÓDIGOS DE TARIFA, ao selecionar o checkbox você poderá adicionar os códigos para que esteja disponível essa regra tarifária apenas quando informado esse(s) código(s). Ou seja, quando cadastrado um código, essa flutuação não estará mais pública; só será disponibilizada se o hóspede inserir esse código na hora da busca (widget).

 A limitação de Ocupação do hotel (31) se dá de acordo com a quantidade informada de cada categoria informada em Quartos, e quanto já foi vendido da quantidade total de quartos. 

Na parte de Promoção (32), que é utilizado apenas para hotéis que utilizam o módulo Site Letsbook, se for selecionado a flag de Ativar aparecerá no bloco Promoções do Site Lets, e então poderá colocar a descrição dessa promoção para informar o que está incluso nessa flutuação, e também em outros idiomas, ainda pode colocar uma imagem para aparecer no bloco de forma destacada, lembrando que o arquivo deve conter máximo de 100kb (em pixels 683x681. Você poderá redimensionar a foto).

Nessa tela você poderá informar se a criação dessa regra é para um grupo específico de hóspedes, ou seja, não é pública essa tarifa.
A tarifa exclusiva para o hóspede você deve começar criando os grupos, para mais informações, acesse este documento.
Depois disso, selecione os grupos nesta tela. Os hóspedes que tiverem dentro do(s) grupo(s) selecionado(s) visualizarão essa tarifa. Demais hóspedes não enxergarão, pois a tarifa não é pública.

 

Na aba de Política da Tarifa, poderá informar as políticas para quem reservas por essa regra. Primeiro, cadastre o que tem de diferencial (33) nessa regra, que não há usualmente nas demais. Esses diferenciais também estarão em destaque no Site Letsbook. Por isso, escolha o destaque principal dessa tarifa. Se não houver o que você deseja destacar, envie para nosso time de Suporte a Plataformas para realizarmos o cadastro.
Depois disso, você poderá informar a pensão e a descrição dessa regra tarifária específica, se a descrição aqui estiver em branco, vamos pegar as descrições que estão em Edição de Hotel, além disso você pode colocar essas descrições em outros idiomas. O campo da pensão não é apenas o regime alimentar que essa regra tarifária inclui, e sim o que está incluso nessa tarifa como extras, caso tenha. 
Depois disso você poderá informar políticas e restrições específicas para essa regra tarifária (35) e também em outros idiomas. Nos campos de Pensão e Políticas é importante que seja sucinto para que fique de fácil visualização para o hóspede sobre os regramentos para aceite da compra dessa regra.

Para configurar a modalidade de cobrança (36), poderá informar as opções de pagamento que o hóspede terá: garantida (pagamento no hotel), pré-paga (primeira diária, integral ou parcial - onde você colocará a porcentagem que deseja que o cliente pré-pague: exemplo: 40% pré pagamento e 60% pagamento no destino), sem pagamento (onde nenhuma cobrança ou cartão será solicitado na finalização da reserva), e você ainda poderá escolar duas opções sendo uma Pre-pago (uma forma) e outra Garantia, para que o hóspede escolha o que for mais vantajoso para ele - caso você queira disponibilizar opções para que o hóspede escolha.

 ,

Caso você crie formas de pagamento exclusiva(veja esse documento), você poderá configurar dentro da regra tarifária essas formas de pagamento exclusivas. Ou seja, essas formas de pagamento exclusivas previamente cadastradas, só serão aceitas quando forem selecionadas dentro da regra tarifária que lhe diz respeito. Depois de selecionar as desejadas, também é possível você selecionar se essas formas de pagamento exclusivas (37) devem ser apresentadas junto com com as formas padrão hotel ou se devem somente aparecer as exclusivas. Caso a flag do item (37.1) estiver selecionada o cliente não conseguirá ver as formas de pagamento padrão do hotel.

Você ainda poderá liberar essa flutuação para ser paga via Pix (38), inclusive informando se essa flutuação poderá ser paga apenas com esse formato.
Para liberação das modalidades Boleto e Pix, verifique informações neste tutorial ou entre em contato com o email suporteplataformas@pmweb.com.br

 

 

 

A qualquer Momento, vocês podem Inativar ou Ativar uma regra tarifária pelo Menu na lateral esquerda.
Se você realizou 

e quando selecionado Tarifa Ativa, estará disponível para vendas. Quando você não desejar mais vender a flutuação, aconselhamos que você desclique esse checkbox e inative, assim essa flutuação estará disponível para verificações futuras por parte do Hotel, mas não será mais disponibilizada ao hóspede como opção de compra

 

 

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