Crie fluxos para uma comunicação automatizada! Cadastre os gatilhos para os disparos automatizados e deixe o CRM trabalhando para você
Abaixo tutorial completo e detalhado:
Importante: Você já cadastrou os templates de comunicação que serão utilizados nessa automação? Se ainda não fez essa etapa, clique aqui e monte todas as comunicações primeiro, para depois então organizá-las em um fluxo de automação.
Agora que você já tem todas as comunicações que serão utilizadas na montagem do fluxo, vá em: Menu > comunicação > automações de campanha
Organize suas automações em pastas e agrupe a estratégia de forma que faça sentido para o seu negócio. Exemplo: coloque todos os disparos de Vacation na mesma pastinha, para facilitar a organização.
Como cadastrar uma automação:
Ao clicar no +, presente ao lado de cada pasta, pode-se incluir uma Subpasta ou incluir uma nova automação, dentro da pasta em questão.
Navegue entre os diferentes modelos e utilize o template de automação que corresponde a sua estratégia:
Réguas de relacionamento:
Réguas transacionais:
Réguas customizadas:
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
1. Determine um nome para essa automação
2. Selecione o remetente dessa comunicação
3. Caso tenha mais de uma franquia cadastrada, escolha a qual delas devem sair os disparos dessa automação
4. Coloque uma descrição dessa estratégia de comunicação
5. Selecione os destinatários dessa ação:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de hóspedes, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
6. Selecione o momento do disparo de email referente a aniversário:
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem clicou deve receber uma nova comunicação.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Que tal mandar um reforço caso o hóspede ainda não tenha reservado? Para isso, arraste a opção “sim/não - reservou” para o fluxo e adicione o tempo de espera de mensuração.
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de captação de leads, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem clicou deve receber uma nova comunicação.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Que tal mandar um reforço caso o hóspede ainda não tenha reservado? Para isso, arraste a opção “sim/não - reservou” para o fluxo e adicione o tempo de espera de mensuração.
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de captação de leads, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem clicou deve receber uma nova comunicação.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Que tal mandar um reforço caso o hóspede ainda não tenha reservado? Para isso, arraste a opção “sim/não - reservou” para o fluxo e adicione o tempo de espera de mensuração.
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
1. Determine um nome para essa automação
2. Selecione o remetente dessa comunicação
3. Caso tenha mais de uma franquia cadastrada, escolha a qual delas devem sair os disparos dessa automação
4. Coloque uma descrição dessa estratégia de comunicação
5. Selecione os destinatários dessa ação:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
6. Preencha as configurações principais para o gatilho de disparo:
OBS: Apenas entrará no fluxo as pessoas que abandonaram carrinho recentemente (menos de 48h).
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem não clicou deve receber uma comunicação de reforço.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Fique tranquilo: assim que esse contato converter (realizar uma reserva) ele automaticamente é removido do fluxo de abandono de carrinho.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de hóspedes, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem não clicou deve receber uma comunicação de reforço.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de hóspedes, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem não clicou deve receber uma comunicação de reforço.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de hóspedes, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem clicou deve receber uma nova comunicação.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Que tal mandar um reforço caso o hóspede ainda não tenha reservado? Para isso, arraste a opção “sim/não - reservou” para o fluxo e adicione o tempo de espera de mensuração.
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
O Cadastro dessa automação se dá em duas etapas:
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem clicou deve receber uma nova comunicação.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Que tal mandar um reforço caso o hóspede ainda não tenha reservado? Para isso, arraste a opção “sim/não - reservou” para o fluxo e adicione o tempo de espera de mensuração.
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
Caso a sua estratégia de comunicação não se encaixe em nenhuma das opções de réguas até aqui, ainda tem a possibilidade de cadastrar uma automação customizada!
Em GRUPOS, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.
Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram nas pastas de captação de leads, desde que ninguém pertença à uma integração de Vacation
Clique em “selecionar e-mail” para adicionar a peça de comunicação que será enviada nessa automação.
Pronto. Agora você cadastrou a primeira comunicação dessa automação. Você ainda pode cadastrar outras comunicações que fazem parte da mesma automação. Exemplo: Após dois dias do disparo do primeiro e-mail, avaliar se o destinatário clicou nessa ação. Quem clicou deve receber uma nova comunicação.
Para isso, arraste a opção “sim/não - clicou” para o fluxo que está sendo criado e adicione o tempo de espera (2 dias, no exemplo acima).
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Que tal mandar um reforço caso o hóspede ainda não tenha reservado? Para isso, arraste a opção “sim/não - reservou” para o fluxo e adicione o tempo de espera de mensuração.
Depois, arraste a opção “Email” para o fluxo que está sendo criado e refaça os passos descritos em Email.
Agora basta ativar a sua automação! Você ainda pode programar a data de início e de término.
Você já conhece o parceiro Asksuite? Temos uma integração que permite que as mensagens de whatsapp criadas na Asksuite façam parte do seu fluxo de automação, dentro do CRM! Ainda não conhece? Entre em contato conosco, através do e-mail suporteplataformas@pmweb.com.br
Se você possui a plataforma da Asksuite, também é possivel incluir uma mensagem via whatsapp no fluxo de automação. Para isso, arraste a opção “whatsapp” para o fluxo que está sendo criado.
Procurando por algo em específico? Navegue pelos diretórios e categorias e você encontrará o que busca.
Contato