Produtos, Serviços e Experiências

 

Hoje dentro do Letsbook é possível realizarmos o cadastro de Produtos e Serviços adicionais para que complemente a hospedagem, ou seja, quando o hóspede selecionar os quartos desejados, em seguida ele poderá visualizar os produtos adicionais que estão disponíveis no seu hotel para complementar.  E também poderemos cadastrar produtos e serviços que podem ser vendidos sozinhos, no módulo Experiências. Além disso, você conseguirá colocar Voucher para utilização de diárias futuras.

 

Já sabe o que está buscando sobre os produtos e experiências? Navegue pelo menu abaixo:

 

 

Dentro dos itens e extras e produtos é possível escolher 4 tipos, entre AvulsoAgendávelTransfer e Voucher. E além disso é possível informar políticas e cadastrar obrigatoriedade, como venda apenas para algum tipo de categoria ou flutuação, período de antecedência de compra, valores, quartos etc..

 

Para verificar os Produtos ou cadastrar novos, basta acessar o Menu / Let’s Book / Hotéis 

 

  

 

Depois disso, selecione o checkbox do hotel que você deseja e clique em Produtos:

 

 Aqui terá a relação dos itens que já estão cadastrados. E para cadastrar novo item basta clicar em “Cadastrar novo produto” (6):

 

 

O primeiro bloco é o Informações Gerais:

Aqui você irá configurar as informações gerais deste produto, como nome do produto (1) com a possibilidade de nomes em Inglês e Espanhol, informar se esse produto estará ativo ou inativo (2) para venda, a descrição deste produto (3). Em seguida vamos selecionar o tipo de Produto (4), que pode ser Agendável, Avulso, Transfer e Voucher. A seleção destes tipo implicará em algumas mudanças nas próximas configurações, e você poderá ver melhor em cada item específico mais abaixo. Depois disso poderá escolher o Fornecedor (5) deste produto, ou seja, se houver um fornecedor terceiro, poderemos configurar dentro do Admin para fazer o split de pagamento. Você irá configurar então o Controle de Disponibilidade (6) deste produto, quando limitado será possível vender esse produto apenas pela quantidade configurada, quando ilimitado vai vender sempre que estiver ativo para venda. E em seguida podemos colocar até 5 fotos (7) referente à esse produto; todos com imagens de até 1mb e com dimensão de 770x615 pxl (com possibilidade de crop direto pela ferramenta).

 

 

 

No bloco de Políticas:


Aqui você poderá configurar a política resumida do produto (8) que será demonstrada caso você tenha o Site Lets.
Em seguida, vocês poderão configurar as políticas (9) e regramentos para utilização deste produto. Poderão adicionar mais políticas (10), o quanto desejarem; e também excluir quando desejarem (9.1). Todos itens serão demonstrados na parte pública para o hóspede. Então sugerimos que aqui as informações fiquem claras para que não haja dúvida na escolha do hóspede.

 

 

No bloco Precificação:


Aqui iremos configurar referente ao preço desse produto. Em primeiro lugar, vamos escolher qual será a forma de pagamento deste produto, com as opções de Pré-pagamento, Garantia (pagamento no hotel com validação de cartão de crédito) ou Sem pagamento (pagamento no hotel sem validação de cartão de crédito). Esse pagamento é independente da hospedagem, ou seja, a hospedagem pode ser Garantida, mas o Produto pode ser pré-pago, por exemplo - vamos considerar sempre o que foi configurado dentro da regra tarifária e também dentro do produto escolhido. Importante: Se houver alguma flutuação que tenha formato de pagamento "Sem pagamento", só aparecerão extras em seu fluxo de compra que sejam Pagamento no Destino (garantia)
Depois disso, vamos escolher a Opção de Preço (12) sendo possíveis escolher o preço como único (preço único por quantidade), flutuante (onde varia o valor de acordo com o dia do mês, e você poderá cadastrar o valor num calendário específico) ou adicional à diária (onde o valor do produto será cobrado vezes a quantidade de dias de hospedagem OU valor único quando reservado via experiência) - o tipo é liberado de acordo com a configuração do tipo (4).

Em seguida poderá configurar se o valor do produto deve ser acrescido da taxa (13) configurada dentro do hotel, ou seja, quando selecionado as taxas neste campo e o valor do produto (14).
Neste momento, você pode configurar o Preço (14), e dependendo das configurações anteriores, abrirá o campo para preenchimento do valor único, ou então a possibilidade do calendário de preço, para que seja preenchido por dia do mês - para abrir o calendário, terá que salvar o produto primeiramente.

Depois disso, escolha o Tipo de Preço (15) tendo a opção de Por Pessoa ou Por Unidade, de acordo com o que foi escolhido no tipo (4). Além disso, é possível selecionar “Diferencial por tipo de usuário?” (15.1), onde será possível dar um desconto ou colocar um acréscimo, em valores absoluto ou em percentual para tipologias de configuração do seu hotel (adultos e crianças). Esse valor será somado ou subtraído do valor do produto, seja no calendário ou de forma única (14). 


Em seguida é possível também conceder Desconto (16) no valor do produto, e optar por exibir ou não a porcentagem de desconto (17)  na página pública de busca. Esse valor de desconto será aplicado em cima do valor final do produto (14).

 

 

 

 

 

No bloco Ativação


Neste bloco colocaremos as restrições que houverem, para aparecer esse produto criado. Caso selecione alguma informação destes itens, precisamos ter em conta que será mais restritivo a venda deste produto. Informe aqui as exigências reais. O que não há exigência, não precisa cadastrar.
Então, em Acomodações (18) você poderá selecionar as acomodações que os hóspedes precisarão ter escolhido na busca dele, para apresentar esse produto, por exemplo, em produtos de pacote romântico, você poderá escolher apenas as categorias superiores, e quem escolher as categoriais iniciais não visualizarão esse produto para reservar em conjunto. 
Em seguida, vamos selecionar as Tarifas (19) que o hóspede terá que estar reservando para apresentar esse produto, por exemplo, em produtos que proporcione uma cabana para as crianças apenas nas tarifas que forem direcionadas para esse pacote.

Em seguida, você irá informar a condição de hospedagem (20) para a venda deste produto; ou seja, se você deseja vender ele apenas no fluxo da reserva de hospedagem ou apenas para o fluxo de venda de experiência (sem atrelar a hospedagem) ou pode vender em ambos. Para isso, basta selecionar uma das opções:
PRECISA de hospedagem - Para os casos em que os produtos criados são obrigatórios vínculo com Hospedagem
NÃO PRECISA de hospedagem - Para os casos em que os produtos criados podem ser vendidos vinculados à Hospedagem ou Sem Hospedagem, ou seja, em Reservas ou Experiências.
NÃO ACEITA hospedagem - Para os casos em que os produtos criados obrigatoriamente são excluídos das Hospedagens, ou seja, apenas em Experiência.

No passo seguinte, você poderá configurar se há um mínimo (21) ou máximo (22) de noites que o hóspede esteja reservando para que apareça esse produto. Por exemplo: só aparecer a venda da cabana infantil para mínimo de 2 noites.

Em seguida informe se a venda deste produto poderá ser feita apenas via Central de Reservas (23). Em caso de seleção, a venda desse produto só estará disponível para venda em hospedagens que forem realizadas via o módulo Central de Reservas.

Você também pode configurar Antecedência Mínima (24) entre a reserva e o checkin para apresentar esse produto. Por exemplo: Pacote romântico que haja flores, então precisa ser encomendada com antecedência, você poderá configurar a quantidade de horas de antecedência, exemplo, 48h. Se alguém reservas para o check in no mesmo dia, não verá esse produto para realizar a compra.

Horários (25) vocês poderão informar os horários disponíveis para o seu produto ser utilizado, e no momento em que o hóspede estiver reservando, ele poderá fazer a escolha do dia e da hora desejada.

Na seleção de Categorias (26) você pode agrupar dois ou mais produtos para que no ecommerce eles apareçam próximos. Então você poderá dividir em categorias de extras românticos, extras alimentares, extra para levar pra casa e etc. Você ainda poderá criar as categorias (27) a qualquer momento.

 

 

 

➜ Gostaria de cadastrar esse produto/serviço para mais de um hotel de sua rede? Acesse Cadastro de Produtos, Serviços e Experiências - Master (para mais de um hotel)

 

➜ As configurações descritas acima são para vender junto à hospedagem. Mas, você sabia que pode vender esses produtos, sem estar atrelado à hospedagem? Veja como em Experiências.

 

➜ Gostaria de acessar o relatório que exibe as vendas desse produto/serviço? Acesse como visualizar os produtos vendidos.

 

 

 


 

 


 

 

 

Voucher

 

Voucher: Nesta categoria podem ser cadastrados vouchers de diárias, para incentivo de compra de forma antecipada, mas agendamento de datas de hospedagem posteriormente junto ao time do hotel. 

Exemplo: Voucher Alta Temporada/Baixa Temporada/Feriados. 

Depois disso você poderá selecionar o controle da disponibilidade (1), ou seja, se terá quantidades limitadas de vendas totais desse voucher, ou então se não há limitação de quantidade. Caso você tenha optado pelo Limitado, abrirá uma caixa do lado direito para que você informe a quantidade total que há de disponibilidade para esse item (2). Lembre-se que, ao vender 8 vouchers  (por exemplo) não vai mais estar disponível para venda.

No cadastro de informações gerais deste tipo de produto, deve ser definida categoria do quarto (3), número de noites que o voucher contempla (4), dias da semana que poderá ser utilizado (5), e incluir dentro de um agrupador de produtos, se houver.*

 

*Agrupadores de produtos/vouchers: Em produtos e serviços agora há a opção de "Agrupadores de Vouchers", em que será possível agrupar os vouchers por categoria de apartamento e vincular os produtos que devem estar agrupados, com a finalidade de otimizar a visualização dos clientes dos vouchers disponíveis na página pública, diminuindo a quantidade de opções na busca e dando mais visibilidade aos vouchers com diária média maior.

 

Para criar um agrupador de vouchers basta acessar a tela de Produtos e Serviços > Botão Agrupadores de vouchers > Cadastrar novo agrupador. 

 

Após isto, definir um nome principal do agrupador, descrição, categoria que será agrupada, e produtos ativos que devem ser vinculados a este agrupador. 

 

 

Assim, quando o cliente escolher um quarto que está vinculado a um agrupador, aparecerá todas as opções de mínimos de noites disponíveis para esta categoria e, ao selecionar a quantidade de dias de permanência, posteriormente deverá definir em que dias da semana deseja utilizá-lo com seus respectivos valores.

 

Para vouchers a imagem não necessita ser preenchida pois o produto vai utilizar às fotos já cadastradas no admin Letsbook de acordo com a categoria configurada na criação do voucher. 

 

 

No bloco de Políticas:


Aqui você poderá configurar a política resumida do produto que será demonstrada caso você tenha o Site Lets.
Em seguida, vocês poderão configurar as políticas e regramentos para utilização deste produto. Poderão adicionar mais políticas, o quanto desejarem; e também excluir quando desejarem. Todos itens serão demonstrados na parte pública para o hóspede. Então sugerimos que aqui as informações fiquem claras para que não haja dúvida na escolha do hóspede.

 

 

 

Precificação:

 

Poderemos escolher qual será a forma de pagamento deste produto.  Tipo de Pagamento: Pré – Pago, Garantia (pagamento no hotel com validação do cartão) ou Sem Pagamento (pagamento no hotel sem validação do cartão).
Em seguida poderá configurar se o valor do produto deve ser acrescido da taxa configurada dentro do hotel, ou seja, quando selecionado as taxas neste campo, o valor do produto será somado às taxas selecionadas.
Neste momento, você pode configurar o Preço.Lembre-se que o valor inserido aqui será o do total de pacote; ou seja, o valor total (preço) dividido pela quantidade de dias deste voucher - que foi configurado inicialmente em “informações gerais” / número de noites.
Em seguida é possível também conceder Desconto no valor do produto, e optar por exibir ou não a porcentagem de desconto na página pública de busca. Esse valor de desconto será aplicado em cima do valor final do produto.

 

 

Link Público:

 

 

Ao salvar as informações de cadastro,  para os casos de produtos comercializados no módulo Experiências, abaixo do campo de Controle de Disponibilidade, aparecerá o campo com o Link Público deste produto, para que seja utilizado em comunicações e em banners no site. Clicando em cima do código o link será copiado (1). Também é possível que esse produto não esteja público, ou seja, que ele seja localizado apenas se você compartilhar esse link; para isso basta selecionar a flag “acesso exclusivo por link publico” (2). Atenção: caso essa flag seja selecionada, o produto só será localizado pelo link público; esse produto não estará disponível publicamente no campo de experiências:

 

 

Não é necessário entrar dentro do produto para copiar o Link Público; na listagem de produto você pode selecionar o link desejado e clicar no Link Público:

 

 

 

Caso criem produtos para o módulo de Experiências e querem rever, basta acessarem:

http://SEUHOTEL.letsbook.com.br/experiencias

(SEUHOTEL é o direcionamento que você utiliza).

 

 

➜ Gostaria de cadastrar esse produto/serviço para mais de um hotel de sua rede? Acesse Cadastro de Produtos, Serviços e Experiências - Master (para mais de um hotel)

 

➜ As configurações descritas acima são para vender junto à hospedagem. Mas, você sabia que pode vender esses produtos, sem estar atrelado à hospedagem? Veja como em Experiências.

 

➜ Gostaria de acessar o relatório que exibe as vendas desse produto/serviço? Acesse como visualizar os produtos vendidos.

 

 

  

 


 

 

 

Experiências

 

 

As configurações descritas em Transfer, Voucher, Avulsos e Agendáveis são para vender junto à hospedagem. Mas, você sabia que pode vender esses produtos, sem estar atrelado à hospedagem

 

É a venda de Experiências, onde pessoas conseguirão acessar sua página que vende apenas produtos, e possa usufruir, mesmo que não esteja hospedado no seu hotel. Pode ser um Day Use, Room Office, Jantar no restaurante do Hotel e o que mais você planejar.

 

Para isso, você poderá configurar o item conforme as indicações acimas, e temos três diferenciais:

 

  1. Precificação do produto, só terá Único, já que não será possível considerar diárias para ser multiplicado.

 

    2. O bloco de Ativação temos os seguintes conceitos:

PRECISA de hospedagem - Para os casos em que os produtos criados são obrigatórios vínculo com Hospedagem

NÃO PRECISA de hospedagem - Para os casos em que os produtos criados podem ser vendidos vinculados à Hospedagem ou Sem Hospedagem, ou seja, em Reservas ou Experiências.

NÃO ACEITA hospedagem - Para os casos em que os produtos criados obrigatoriamente são excluídos das Hospedagens, ou seja, apenas em Experiência.

  1. No bloco de ativação não valerá caso coloque alguma restrição como horas de antecedência, por exemplo. Já que o agendamento deste produto não poderá ser realizado pelo sistema, e sim, deverá entrar em contato direto com o hotel.




Ou seja, será possível você criar um produto Avulso para ser vendido com hospedagem e no experiência (caso as condições e valores sejam os mesmos).

 

Caso criem produtos para o módulo de Experiências e querem rever, basta acessarem:

http://SEUHOTEL.letsbook.com.br/experiencias

(SEUHOTEL é o direcionamento que você utiliza).

 

 

 

➜ Gostaria de cadastrar esse produto/serviço para mais de um hotel de sua rede? Acesse Cadastro de Produtos, Serviços e Experiências - Master (para mais de um hotel)

 

➜ Gostaria de acessar o relatório que exibe as vendas desse produto/serviço? Acesse como visualizar os produtos vendidos.

 

 

 


 

 

 

Cadastro de Produtos, Serviços e Experiências - Master

 

Anteriormente, já vimos como cadastramos produtos e Serviços, para ser agregado à hospedagem ou fazer vendas via Experiências.

 

Se você é uma rede hoteleira, e tem um produto que pode ser vendido em mais de uma propriedade dentro da sua aplicação, e contém as mesmas condições para 2 hotéis ou mais, você poderá criar um Produto Master, e escolher para quais hotéis aquele produto criado valerá.

 

Para acessar a pagina dos produtos master, basta acessar o Admin, Menu, Let’s Book, Produtos

 

 

 

Aqui você terá acesso aos produtos master já criados (4), e poderá também criar novos (5)

 

 

Para criação de um novo produto master, clique em "Cadastrar novo produto" (5 – imagem anterior)

A edição deste produto deverá ser feita como um produto normal.

Preencha os campos abaixo (dúvidas, leia o artigo completo)

 

 

E então vamos preencher quais hotéis deverão conter esse produto, e nesse campo você irá selecionar os hotéis participantes:

Você poderá selecionar hotel por hotel, ou se todos forem participar, clique no botão “selecionar todos”:

 

 

Depois de salvar todas as informações, clique em salvar.

 

Ao entrar dentro do campo de Produtos e Serviços em algum hotel específico, terá uma flag demonstrando quais produtos são master:

 

 

Ao adentrar neste produto, estando dentro do hotel, aparecerá uma tela intermediária, em que ele informa que esse produto é master, então você poderá editar o produto master (1), desvincular esse hotel deste produto master (2) e poderá configurar alguns itens exclusivos para esse produto e posteriormente salvar (3):

 

 

 

O que é possível alterar para um produto dentro do hotel individual, se tratando de um produto master?

 

\\ O valor para o produto já foi informado na criação, mas você poderá informar os diferenciais por tipo de usuário, como por exemplo, acrescentar um valor por adulto, ou dar desconto nas crianças.

\\ Filtros para que restrinja a venda desse produto para alguma categoria ou flutuação específica.

 

 

 

 


 

 

 

Venda de Produtos (atrelados à hospedagem ou Experiências)

 

Aqui você conseguirá enxergar tudo o que foi vendido referente à produtos, seja o produto atrelado à hospedagem ou então vendido através do módulo de experiências.

 

 

 

 

Ainda com dúvidas?

 

 

Para acessar essa página, entre no Admin \ Menu \ Let's Book \ Vendas

 

 

Aqui você poderá realizar alguns filtros:

 (1) Status da venda - Já vem default Confirmada, mas você poderá alterar para o desejado. Esse filtro é obrigatório e não pode ser alterado

(2) Data da vendas - Já vem default os últimos 7 dias, mas você poderá alterar para a data desejada. Esse filtro é obrigatório e pode ser alterado por algum outro abaixo:

(3) Código - Código da reserva em que esse extra foi comprado em conjunto, ou número da venda da experiência

(4) Hóspede - Nome, sobrenome ou email de quem comprou

(5) Parceiro - se a venda foi realizada através de algum parceiro com o código, você poderá filtrar

 

 

 

Caso você realize algum filtro, ou deixe sem filtro como quando você acessou essa tela, logo abaixo terá a listagem dos produtos vendidos; no topo estará sempre a venda mais recente.

 

(1) O número do localizador, ou numero da reserva em que foi adquirido

(2) Hotel em que foi adquirido esse produto

(3) Nome do produto que foi adquirido

(4) Nome do hóspede reservante

(5) Data em que foi feita a compra do produto

(6) Quantidade de produtos adquiridos nesta compra

(7) Status do pagamento

(8) Status dessa compra

(9) Valor total desta compra

(10) Visualizar maiores informações

 



 

Ao clicar para visualizar maiores informações (10), abrirá uma nova tela com todas as informações referente à esta compra:

 

(1) Se existir vínculo deste produto com uma hospedagem, será informado o numero da reserva com link para essa reserva

(2) Dados do responsável pela compra

(3) Número do localizador ou da reserva,

(4) Data e horário em que foi feita a compra

(5) Status da venda

(6) Status do pagamento

(7) O produto que foi adquirido, resumo do produto e valor pago

(8) Se foi um produto agendável ou transfer, será demonstrado para quando foi agendado

(9) Quantidade adquirida (de pessoas ou unidade)

(10) Valor deste produto adquirido

(11) Marcar esse produto como utilizado - para que seja conferido quando utilizar para não usarem duas vezes

Para as informações de pré-pagamento, confira os detalhes da reserva.

 

 

Para informar sobre a utilização, basta clicar em "marcar como utilizado" (10), informar a data em que foi utilizado e salvar.

 

 

E então essa informação ficará salva para futuras consultas:

 

 

 

Além disso, para os produtos que forem adquiridos através do módulo experiência, você poderá cancelar - caso o hóspede deseje cancelar a venda. 

Apenas o hotel tem o poder de cancelar, para validar as informações como políticas de cancelamento, prazos etc. 

Basta acessar o produto, clicar em "cancelar venda" (1), selecionar o motivo do cancelamento (2) e confirmar o cancelamento

 

 

 


 

 

Quer saber mais sobre como inserir esses produtos e serviços na sua estratégia? Clique aqui e saiba mais.

Não encontrou o que procurava?

Procurando por algo em específico? Navegue pelos diretórios e categorias e você encontrará o que busca.

Contato