Relatório Recuperação de Abandonos - Letsbook

Quando um carrinho é considerado abandonado?

 

O abandono de carrinho passa a ser considerado / contabilizado a partir da etapa seguinte de preenchimento de e-mail na página pública do e-commerce:

 

Ou seja, até esta tela todas as deserções dos clientes serão contabilizadas / consideradas como desistências.

 

* Vale ressaltar que o cliente pode ou não preencher os dados pessoais na pagina de check out e em ambas as situações será considerado como um abandono de carrinho, ou seja, poderemos ter abandonos com ou sem dados do hóspede na aplicação.

 

 

**Se utilizado o Módulo Central de Reservas os abandonos podem ser gerados em duas situações: Se uma pré-reserva não é confirmadas até o prazo fornecido pelo atendente ela se torna abandonada, OU se o cliente acessar o link de orçamento que leva ao motor de reservas e chegar na etapa de preenchimento do e-mail. 

 

Após o cliente abandonar um carrinho no e-commerce, e caso ele tenha preenchido o e-mail, ele receberá um e-mail de abandono, no prazo de até 2 horas, o convidando a retornar ao motor e concluir a reserva deixada para trás. Esse e-mail pode, inclusive, oferecer algum benefício ao cliente para concluir a compra abandonada. 


Para que as recuperações de abandonos sejam mensuradas no relatório de abandono do Letsbook, o e-mail disparado deve estar configurado com o link de recuperação:

https://NOMEDOCLIENTE.letsbook.com.br/reserva/recuperacao-de-carrinho?r=(#%NUMRESERVA_LB%#)

Este link direciona o cliente para a última busca efetuada, com as informações preenchidas pelo mesmo pré-setadas:

 

Mas também há a possibilidade de acrescentar um código de tarifa OU link público ao link de recuperação. Para isso precisamos utilizar o link de recuperação + o parâmetro do promocode ou o parâmetro do código do link público.

Atenção: A inclusão de parâmetros ao link de recuperação contabiliza a reserva como recuperada, entretanto não direciona o cliente para a última busca efetuada. Ele será direcionado ao motor com a informação do promocode ou do link público, mas deverá preencher os dados de busca.

 

 

Para usar Código de Tarifa:

Atenção: Neste caso os caracteres especiais, como por exemplo, #, acentos e cedilhas,  precisarão ser tratados, ou seja, o link não aceita.

 https://NOMEDOCLIENTE.letsbook.com.br/reserva/recuperacao-de-carrinho?r=(#%NUMRESERVA_LB%#)&promocode=ABCDE

 

Para usar Link Público:

 https://NOMEDOCLIENTE.letsbook.com.br/reserva/recuperacao-de-carrinho?r=(#%NUMRESERVA_LB%#)&publiclink=6803adacb65248feb451de69a5215205&promocode=10%25

 

O publiclink pode está disponível aqui, dentro de Regras tarifárias:

 

Atenção: Se a tarifa tiver código de tarifa associado, o código já estará descrito junto ao publiclink e terá os caracteres especiais já tratados.

 

 

 

RELATÓRIO RECUPERAÇÃO DE ABANDONOS

 

Na área de relatórios do Letsbook, é possível ter acesso a diversos relatórios que irão auxiliar o time nas análises e acompanhamento de vendas, de forma a trazer uma visão estratégica e auxiliar na tomada de decisão.

 

Neste documento falamos especificamente do Relatório Recuperação de Abandonos, que apresenta a relação abandonos x recuperações em gráficos e dashboards relativos às vendas e consultas da rede ou hotel em relação a um determinado período. 

 

No Admin, barra de ferramentas, na parte superior da plataforma, em Relatórios, na opção “Recuperação de Abandonos”:



Acessando este menu será possível ter a primeira visão geral dos dashboards, onde estará setado por padrão as informações do mês atual, de todos os hotéis e em ambos os canais. 

Para uma busca e análise mais pontual referente às informações de um determinado hotel, período, canal, entre outros cenários, é possível setar alguns filtros, que podem ser editados clicando no ícone localizado no canto superior direito da tela, como mostra o print abaixo: 



Ao clicar neste ícone serão apresentadas possibilidades de filtros, para realizar buscas mais assertivas de acordo com a análise necessária, que são: 

  1. Por região
  2. Por destino, por Hotel ou todos. 
  3. Por tarifas específicas de hotéis (tarifas que tiveram vendas e estejam ativas).
  4. Por acomodações de hotéis.
  5. Device: Mobile ou Desktop.
  6. Por períodos: Existem alguns pré setados como mês atual, último mês, entre outros, e também é possível clicar em “Escolher” e definir um período específico para análise. 
  7. Tipo de data: Consulta (Período da venda), Check In ou Check Out. 
  8. Tipo de Pagamento: Pré-Pago ou Garantida. 
  9. Canal: Online ou Módulo Central de Reservas. 
  10. RNs: Para análise de vendas por quantidade de RNs vendidas. 

 

Lembrar de sempre clicar no botão Atualizar após selecionar os filtros desejados para que os resultados dos dashboards se atualizem. 

 

Em alguns dashboards irão encontrar no canto superior direito ícones com algumas ações, como exportar em imagem ou excele também expandir, para utilizar em reports e apresentações, dependendo do gráfico ou tabela. 

 

Além disso, no dash de “Recuperação e abandonos por Hotel” é possível refinar a pesquisa através do ícone incluindo ou retirando colunas de informações, para uma melhor visualização.

 

                               

DASHBOARDS 

 

No primeiro dashboard são apresentados o número de carrinhos abandonados, o número de reservas recuperadas e a recuperação total (a representatividade das reservas recuperadas diante do número de carrinhos abandonados) em determinado período, e logo abaixo os percentuais de crescimento ou queda comparados ao mesmo período do ano anterior. 

 

Lembrete: Os indicadores de carrinhos abandonados (presente neste Relatório de Recuperação de Abandono) e abandonos (presente neste Relatório de Conversão) são métricas diferentes, e por conta disto podem não indicar o mesmo valor.

 

Ao passar o mouse sobre o percentual é possível visualizar os períodos comparados e indicadores registrados no período atual e no mesmo período do ano anterior. 



O dashboard de Reservas Recuperadas, ao ser clicado, direciona para a listagem de reservas e apresenta a relação das reservas recuperadas com mais detalhes.



Mais abaixo temos o dashboard de Recuperação e Abandonos por Hotel em que é possível verificar as informações apresentadas no primeiro dash, porém distribuídas por hotel (em caso de rede) 

Nesse dash temos duas principais colunas com subcolunas relacionadas:

  • Abandonos

Que apresenta os Carrinhos, a Receita e os RNs abandonados no período analisado.

  • Recuperação

Que apresenta as Reservas, a Receita e os RNs recuperados, além da representação de cada um desses indicadores em % em relação aos indicadores de abandonos, no período analisado.

É possível ordenar clicando no título de cada sub coluna, para visualizar resultados do maior para menor, ou menor para maior. 

Em seguida temos o gráfico Abandonos por Tarifa, onde encontramos as tarifas que apresentaram maior volume de receita abandonada, no período analisado.

 

Logo após temos três gráficos com as seguintes informações:

 

  • Recuperação por Tarifa: Esse gráfico nos mostra a relação em % de clientes que abandonaram reservas e que quando retornaram ao motor confirmaram a reserva na mesma tarifa abandonada ou confirmaram a reserva em uma tarifa diferente da abandonada. Por exemplo, o cliente selecionou a tarifa X e abandonou o carrinho com essa compra. Recebeu o e-mail de abandono, clicou nele e retornou ao motor dentro do prazo de até 2 horas para resgatar a compra deixada para trás. Porém, ao confirmar a reserva, confirmou a mesma na tarifa Y. 

 

  • Recuperação por Hotel: (para caso de Rede/Grupo) Esse gráfico nos mostra a relação em % de clientes que abandonaram reservas e que quando retornaram ao motor confirmaram a reserva no mesmo hotel abandonado ou confirmaram a reserva em um hotel diferente do abandonado. Por exemplo, o cliente selecionou o hotel X e abandonou o carrinho com essa compra. Recebeu o e-mail de abandono, clicou nele e retornou ao motor dentro do prazo de até 2 horas para resgatar a compra deixada para trás. Porém, ao confirmar a reserva, confirmou a mesma no hotel Y. 

 

  • Recuperação por Quarto: Esse gráfico nos mostra a relação em % de clientes que abandonaram reservas e que quando retornaram ao motor confirmaram a reserva no mesmo quarto abandonado ou confirmaram a reserva em um quarto diferente do abandonado. Por exemplo, o cliente selecionou o quarto X e abandonou o carrinho com essa compra. Recebeu o e-mail de abandono, clicou nele e retornou ao motor dentro do prazo de até 2 horas para resgatar a compra deixada para trás. Porém, ao confirmar a reserva, confirmou a mesma no quarto Y. 

 

 

 

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