Relatório Performance de Vendas - Let's Book

Na área de relatórios do Let’s Book, é possível ter acesso a diversos relatórios que irão auxiliar o time nas análises e acompanhamento de vendas de forma a trazer uma visão estratégica e auxiliar na tomada de decisão.

 

Neste documento falamos especificamente do Relatório de Performance de Vendas, que apresenta diversas visões em gráficos e dashboards relativos às vendas da rede ou hotel em relação a um determinado período. 

 

No Admin, na barra de ferramentas, na parte superior da plataforma, em Relatórios, temos a opção “Performance de Vendas”:





Acessando este menu será possível ter a primeira visão geral dos dashboards, onde estará setado por padrão as vendas confirmadas do mês atual, de todos os hotéis. 

 

Importante: Este é um relatório de vendas baseado nas vendas confirmadas, ou seja, se trata de um relatório vivo, que se atualizará de acordo com as vendas. Caso ocorram cancelamentos, serão desconsiderados nestes indicadores. 

 

Para uma busca e análise mais pontual referente a vendas de um determinado hotel, período, canal, entre outros cenários, é possível setar alguns filtros, que pode ser editado clicando no ícone localizado no canto superior direito da tela, como mostra o print abaixo: 

 

Ao clicar neste ícone serão apresentados diversas possibilidades de filtros, para realizar buscas mais assertivas de acordo com a análise de vendas necessária. 



Como apresentado no último print, as possibilidades de filtro são: 

1 - Por destino, por Hotel ou todos. 

2- Por tarifas específicas de hotéis (tarifas que tiveram vendas e estejam ativas).

3- Por acomodações de hotéis.

4- Device: Mobile ou Desktop.

5- Por períodos: Existem alguns pré setados como mês atual, último mês, entre outros, e também é possível clicar em “Escolher” e definir um período específico para análise. 

6- Tipo de data: Consulta (Período da venda), Check In ou Check Out. 

7- Tipo de Pagamento: Pré-Pago ou Garantida. 

8- Extras: Se foram vendas com extras ou sem extras. 

9- RNs: Para análise de vendas por quantidade de RNs vendidas. 

10- Origem do hóspede: Nacional ou Estrangeiro (Considerando o tipo de documento utilizado no momento da compra, se CPF ou Passaporte). 

11- Canal: Online,  Central de Reservas ou Revendedor. 

12- Cupom: Vendas por determinado cupom de desconto. 

13- Código de Tarifa: Vendas por determinado código de tarifa. 

14- Parceiro: Venda por determinado parceiro/ influenciador/ revendedor

 

*Ainda existe uma flag para considerar ou não incluir taxas na análise. 

 

Lembrar de sempre clicar no botão Atualizar após realizar os filtros desejados para que os resultados dos dashboards se atualizem. 

 

Em alguns dashboards irão encontrar no canto superior direito ícones com algumas ações, como exportar em imagem, excelou expandir, dependendo do gráfico ou tabela, como mostrado nos exemplos abaixo: 

 

                               




DASHBOARDS 

 

No primeiro dashboard são apresentados os principais indicadores de vendas, e logo abaixo os percentuais de crescimento ou queda comparados ao mesmo período do ano anterior. 

 

Ao passar o mouse sobre o percentual é possível visualizar os períodos comparados e indicadores registrados nos mesmos. 

 

Logo abaixo é apresentado o gráfico de Receita e Reservas no período, em que é possível visualizar de forma rápida e objetiva a curva da performance dia a dia, do período selecionado, e poder atuar de forma a potencializar as vendas. 

 

Desta forma as barrinhas em azul representam o volume de reservas, e as bolinhas em laranja os níveis de receita.

 

No canto direito é possível expandir ou exportar esse gráfico para utilizar em reports e apresentações.  

No dashboard de Receita por Condição Tarifária é possível identificar que ações têm apresentado melhor performance e seus principais indicadores. É importante definir nomes objetivos e claros para melhor identificação das ações. 

 

É possível ordenar clicando no título de cada coluna, para visualizar resultados do maior para menor, ou menor para maior. Também é possível exportar esta tabela em excel, clicando no ícone do canto superior direito. 



Ao lado desta tabela, é possível também encontrar uma forma mais visual das TOP TARIFAS por receita. 

 

Expandindo este gráfico, é possível visualizar no detalhe. 



No Dashboard de Receita por Tipo de Acomodação é possível analisar a performance das vendas por categoria. Desta forma, também é possível identificar categorias que estão performando melhor, e oportunidades de ações exclusivas para categorias que não estejam desempenhando tão bem. 




Em Receita por dia de reserva, identificamos quais dias tem maior volume de vendas realizadas, sendo por data da venda, não da hospedagem.  E com isto, identificar oportunidades de ações em dias com menor fluxo de venda. 



E logo ao lado, no gráfico de Receita por dia do Check-In, em que é possível identificar que dias da semana tem performado melhor, neste caso com a visão focada em período de hospedagem. Dessa forma, criando ações para estimular vendas em dias com menor volume. 


No dashboard de Antecedência de Reserva são apresentados por range de períodos a antecedência média de compra, podendo assim identificar o maior volume de reservas ou receita por antecedência, auxiliando também a visualizar como as estratégias estão desempenhando. 

 

Também é possível ter uma outra visão cruzando Permanência média x Antecedência média por hotel. O indicador de permanência também pode orientar novas ações estratégicas como, por exemplo, ações para alavancar a estadia em determinados hotéis. 

 

Neste gráfico é possível clicar na legenda onde são citados os hotéis para ocultar eles da visualização, se necessário. 



Em Receitas por Hotel, é possível ter uma visão mais completa de diversos indicadores. No ícone destacado no print abaixo, é possível abrir a seleção de itens que podem ser habilitados para mensuração na tabela. 

 

Com esta visão é possível cruzar diversas informações como, por exemplo, tarifas mais vendidas por device e por hotel, possibilitando diversas análises rápidas. 



Através do dashboard de Receitas por Meio de Pagamento, são apresentadas vendas segmentadas pelos tipos de pagamentos utilizados pelo hotel, possibilitando assim analisar qual forma tem maior aderência de vendas e visualizar possíveis oportunidades de diversificação de meios de pagamento em determinadas ações.



Em complemento a tabela anterior, também é possível visualizar em forma de gráfico as Receitas por Meio de Pagamento, para uma análise mais rápida. 





Além disto, o gráfico de Receitas Pré-Paga Integral por Parcelas, apresenta o número de parcelas mais aderido pelos clientes, possibilitando analisar o comportamento de compra em determinado período. 




Na tabela Receitas Central / Online, são apresentadas vendas por canal, ou seja, se foram vendas do Let’s Book Online, ou se são vendas confirmadas do Módulo Central de Reservas (seja da Central de Reservas ou Revendedores).  Podendo assim analisar a representatividade de cada frente e planejar ações específicas para estimulo a conversão. 

 

*Vendas Central de Reservas, são as vendas realizadas pelo time da central ou então pelos Revendedores cadastrados pelo hotel, através do Módulo Central de Reservas Let’s Book. Caso não tenha acesso, entre em contato para saber mais sobre esta ferramenta. 




No dashboard de Receitas de Extras, são apresentados as vendas confirmadas por hotel e por extra vendidos. Possibilitando uma análise de que itens apresentam maior volume de vendas e em nível de receita.




 DASHBOARD ADICIONAL | MÓDULO CENTRAL DE RESERVAS

 

Se você trabalha com a ferramenta Central de Reservas no Let’s Book, poderá visualizar um dashboard adicional, que apresenta ranking de vendas por atendente.

 

Para isto, nos filtros basta selecionar canal Central de Reservas, e irá habilitar a opção de selecionar por usuário, caso exista a necessidade de analisar as vendas de um atendente específico. Caso a necessidade seja visualizar o ranking, podem manter o campo de usuário selecionado como “Todos”. 

 

Assim, terá filtrado os resultados dos dashboards para a visão canal Central de Reservas, e no final da página irá encontrar a tabela adicional com o ranking de vendas por atendente, podendo assim mensurar de forma fácil o desempenho de cada integrante do time e verificar oportunidades de campanha de incentivo. 

 

 DICA | AGRUPADORES

 

No menu Configurações, existem 2 submenus  de agrupadores, estes itens possibilitam criar grupos de tarifas ou quartos para maior facilidade na leitura e análise dos dashboards do relatório de performance de vendas.