Relatório Performance de Vendas - Letsbook

Na área de relatórios do Letsbook, é possível ter acesso a diversos relatórios que irão auxiliar o time nas análises e acompanhamento de vendas de forma a trazer uma visão estratégica e auxiliar na tomada de decisão.

 

Neste documento falamos especificamente do Relatório de Performance de Vendas, que apresenta diversas visões em gráficos e dashboards relativos às vendas da rede ou hotel em relação a um determinado período. 

 

Já conectado ao Admin, acesse Menu (1),  Relatórios (2), temos a opção “Performance de Vendas” (3):





 

Importante: Este é um relatório de vendas baseado nas vendas confirmadas, ou seja, se trata de um relatório vivo, que se atualizará de acordo com as vendas. Caso ocorram cancelamentos, serão desconsiderados nestes indicadores. 
A atualização dos valores deste relatório acontecem em ciclos de 45 minutos.

Acessando este menu será possível ter a primeira visão geral dos dashboards; por padrão virão as informações dos últimos 7 dias, de todos os hotéis que seu usuário tem acesso. 

 

 Para uma busca e análise mais pontual referente a vendas de um determinado hotel, período, canal, entre outros cenários, é possível selecionar alguns filtros, que pode ser editado clicando para editar os Filtros (4), no canto superior direito da tela

 

Ao clicar neste ícone serão apresentados diversas possibilidades de filtros, para realizar buscas mais assertivas de acordo com a análise de vendas necessária - mas, os dois filtros que já estão atualmente são obrigatórios - podendo alterar as seleções deles - mas, caso queiram, poderão adicionar outros filtros para correlacionar com estes dois 



As possibilidades de filtro são: 

Obrigatórios:

1- Data - virá default os últimos 7 dias, e você poderá alterar para a seleção desejada

2- Incluir taxas - virá por Default SIM para a visualização das reservas contendo considerando as suas taxas 

Optativas:

3 - Por região - previamente cadastrado aqui;

4- Por destino, por Hotel ou todos. 

5- Por tarifas específicas de hotéis (tarifas que tiveram vendas e estejam ativas).

6- Por acomodações de hotéis.

7- Dispositivo: Mobile ou Desktop.

8- Tipo de data: Consulta (Período da venda), Check In ou Check Out - vamos considerar o intervalo de datas do item 1

9- Tipo de Pagamento: Pré-Pago, Garantida ou sem pagamento. - de acordo com o que você escolhe de configuração no seu hotel 

10- Extras: Se foram vendas com extras ou sem extras. 

11- RNs: Para análise de vendas por quantidade de RNs vendidas. 

12- Origem do hóspede: Nacional ou Estrangeiro (Considerando o tipo de documento utilizado no momento da compra, se CPF ou Passaporte). 

13- Canal: Online,  Central de Reservas ou Revendedor. 

14- Cupom: Vendas por determinado cupom de desconto. 

15 - Agrupador de Cupom: Vendas por determinado grupo de desconto. 

16 - Código de Tarifa: Vendas por determinado código de tarifa. 

17 - Parceiro: Venda por determinado parceiro/ influenciador/ revendedor

 

 

Lembrar de sempre clicar no botão Aplicar Filtros após realizar os filtros desejados para que os resultados dos dashboards se atualizem. 

 

Em alguns dashboards vocês irão encontrar no canto superior direito ícones com algumas possíveis ações, como exportar (em imagens em formato de imagens/PDF), baixar o arquivo em CSV e também visualizar em tela cheia, além disso poderá mudar a visualização para "ver tabela" ou "ver gráfico", para ajustar a melhor forma de visualizar aquele dash, como mostrado nos exemplos abaixo: 

 

                                




DASHBOARDS 

 

  • Na primeira linha de dashboard são apresentados os principais indicadores de vendas, e logo abaixo os percentuais de crescimento ou queda comparados ao mesmo período do ano anterior (de acordo com a busca realizada no filtro). 

 

 

  • No dash seguinte é apresentado o gráfico de Receita e Reservas no período filtrado, em que é possível visualizar de forma rápida e objetiva a curva da performance dia a dia, do período selecionado, e poder atuar de forma a potencializar as vendas. 

 Desta forma as barrinhas em azul representam o volume de reservas, e as bolinhas em laranja os níveis de receita.

 

 

  • No dashboard Top 10 tarifas, é possível identificar que ações têm apresentado melhor performance e seus principais indicadores. É importante definir nomes objetivos e claros para melhor identificação das ações. 
    Dica Extra: Caso você seja uma rede, poderá criar agrupadores de tarifas para visualizar o resultado das ações comuns entre os hotéis - exemplo: Poderá agrupar todas as tarifas NR de todos os hotéis. Para saber mais sobre agrupadores, veja esse documento

 

É possível ordenar clicando no título de cada coluna, para visualizar resultados do maior para menor, ou menor para maior. 

Ao exportar você terá a relação de todas as tarifas vendidas - a visualização de 10 tarifas é para que você visualize as que melhor estão performando.

 

  • Em seguida terão os dashs de Origem dos Hóspedes e Venda por dispositivo, para que vocês consigam visualizar o público alvo do hotel

 

 

 

  • Através do dashboard de Receitas por Meio de Pagamento, são apresentadas vendas segmentadas pelos tipos de pagamentos utilizados pelo hotel, possibilitando assim analisar qual forma tem maior aderência de vendas e visualizar possíveis oportunidades de diversificação de meios de pagamento em determinadas ações.

 

 

  • No Dash seguinte, ele complementa o dash anterior, e com isso, poderemos ver com mais detalhes, sobre as reservas que optaram pelo pré-pagamento integral, a opção do número de parcelas mais aderido pelos clientes, possibilitando analisar o comportamento de compra em determinado período. 

 

 

  • Em Receitas por Hotel, é possível ter uma visão mais completa de diversos indicadores. No ícone destacado no print abaixo, é possível abrir a seleção de itens que podem ser habilitados para mensuração na tabela.  

Com esta visão é possível cruzar diversas informações como, por exemplo, tarifas mais vendidas por dispositivo e por hotel, possibilitando diversas análises rápidas. 

 

 

 




  • Em Receita por dia de reserva, identificamos quais dias tem maior volume de vendas realizadas, sendo por data da venda, não da hospedagem.  E com isto, identificar oportunidades de ações em dias com menor fluxo de venda. E logo ao lado, no gráfico de Receita por dia do Check-In, em que é possível identificar que dias da semana tem performado melhor, neste caso com a visão focada em período de hospedagem. Dessa forma, criando ações para estimular vendas em dias com menor volume. 



 



  • No dashboard de Antecedência de Reserva são apresentados por range de períodos a antecedência média de compra, podendo assim identificar o maior volume de reservas ou receita por antecedência, auxiliando também a visualizar como as estratégias estão desempenhando. 

 

 

  • Também é possível ter uma outra visão cruzando Permanência média x Antecedência média por hotel. O indicador de permanência também pode orientar novas ações estratégicas como, por exemplo, ações para alavancar a estadia em determinados hotéis. 

 

 

  • No Dash de Representatividade de cada hotel, vamos conseguir analisar em numero de reservas efetuadas, qual é a representatividade de cada um dentro da rede

 

  • Você também terá uma visão de Data Prevista de check in, e poderá alinhar as comunicações para os períodos que deseja ter mais vendas, e conseguir ter um panorama para quais meses os hóspedes estão tendo mais interesse:

 



 

  • Na tabela Receitas Central / Online, são apresentadas vendas por canal, ou seja, se foram vendas do Letsbook Online, ou se são vendas confirmadas do Módulo Central de Reservas (seja da Central de Reservas ou Revendedores).  Podendo assim analisar a representatividade de cada frente e planejar ações específicas para estimulo a conversão. 

 

*Vendas Central de Reservas, são as vendas realizadas pelo time da central ou então pelos Revendedores cadastrados pelo hotel, através do Módulo Central de Reservas Letsbook. Caso não tenha acesso, entre em contato para saber mais sobre esta ferramenta. 




No dashboard de Receitas de Extras, são apresentados as vendas confirmadas por hotel e por extra vendidos. Possibilitando uma análise de que itens apresentam maior volume de vendas e em nível de receita.




 

 DICA | AGRUPADORES

 

Rede de hotéis têm muitas vezes, a mesma estratégia tarifária para todos (ou a maioria) dos hotéis. Para visualizar nos Dashs as estratégias aplicadas, ficaria separado pelas tarifas serem diferentes em cada hotel. Mas, conseguimos agrupar as mesmas estratégias, assim, é psosível visualizar os numeros somados. Para isso, você irá configurar o agrupador no menu Configurações / Agrupador de Tarifas para maior facilidade na leitura e análise dos dashboards do relatório de performance de vendas.



 

Para mais informações de como cadastrar os agrupadores, acesse este link.

Mesmo não selecionando o agrupador nos filtros, será possível visualizar de forma otimizada os resultados nos dashs de Receita por condição tarifária. 

 

 

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