Grupos de Pessoas

 

  

 

 

 


 

 

Ainda com dúvidas?

Abaixo um tutorial completo.

 

 

 ACESSANDO OS GRUPOS

 

Para acessar todos os grupos, clique em pessoa > grupos

Os grupos que possuem o símbolo de > possuem subgrupos, para visualizá-los clique na setinha “>”. Os grupos são identificados por tipos, sinalizados na terceira coluna:

 

 

Grupos de integração

Ação de dados entre PMS e CRM: O principal grupo criado automaticamente pela integração de dados entre PMS e CRM é o de “Hóspedes” que  é gerado de acordo com a origem, segmento e tipo com os quais os hóspedes foram classificados no PMS. Este grupo sempre será dividido por hotel da rede e cada hotel terá seu subgrupo de acordo com a origem, segmento e tipo. Como o CRM apenas lê e importa o que está no PMS, não é possível fazer alterações.

 

Grupos por filtros

Criados manualmente por filtros que segmentam a base de dados de acordo com o critério escolhido.

 

Grupos manuais
Pode ser criado pelo usuário para a segmentação de contatos de acordo com critérios necessários. 

 

Grupos de sistema Aberto
Criado automaticamente pelo sistema, o grupo não pode ser apagado, mas, os grupos dentro dele podem ser alterados.

 

Grupos de sistema
São criados automaticamente pelo CRM e agrupam as pessoas de acordo com critérios relacionados aos envios de ações feitas pelo CRM. Os principais grupos desse tipo são:

 

  • Desengajados: Agrupa as pessoas que não interagiram nas campanhas nos últimos 90dias. A finalidade deste grupo é excluí-las dos envios diários e posteriormente formular uma comunicação de reativação para torná-las outra vez interessadas em seu conteúdo. Para saber como excluir um grupo de um envio, consulte o post sobre envios de ações
  • E-mails desatualizados: Agrupa as pessoas que não receberam a ação devido à algum erro definitivo no e-mail (Hard bounce), como por exemplo e-mail digitado errado. As pessoas que se enquadram nesses critérios já são automaticamente excluídas dos disparos, por isso não é preciso negativá-las na hora do envio.  
  • OptOut: Agrupa as pessoas que não desejam receber ações. Sempre que um contato clicar em “descadastre-se” no e-mail, ele será adicionado a este grupo. As pessoas que se descadastraram já são automaticamente excluídas dos disparos, por isso não é preciso negativá-las na hora do envio. 
  • Pesquisa de qualificação: Agrupa as pessoas que responderam à alguma das pesquisas de satisfação enviadas pelo CRM (para elaboração, disparo e formação de grupos a partir de uma resposta da pesquisa, consulte o post sobre pesquisas)
  • Pessoas sem grupo: Agrupa as pessoas que não se enquadram em nenhum critério dos grupos existentes. Elas são adicionadas a este grupo para que de algum modo também possam ser alvos das ações.
  • Relatórios: Agrupa as pessoas de acordo a um ranking desejado como consumo, tipo de produto, período, hotel etc. Para saber como estabelecer os critérios do ranking, consulte o post sobre Relatório de Ranking de hóspedes
  • Soft Bounces: Agrupa os contatos que não receberam a ação devido à algum erro temporário no e-mail (soft bounce), como por exemplo caixa de entrada cheia. Se o contato sofrer 3 soft bounces em 21 dias, ele será automaticamente incluído neste grupo e permanecerá lá por 30 dias. Os Contatos que fizerem parte deste grupo serão excluídos automaticamente dos envios, a fim de não prejudicar a reputação do IP. Após terminado a prazo de 30 dias, a pessoa estará apta a receber novamente ações, porém se voltar a sofrer a quantidade específica de soft bounces, voltará ao grupo. A regra de soft bounce pode ser customizável conforme a necessidade do cliente.

 

 

 


 

 

INFORMAÇÕES DE PESSOAS NOS GRUPOS

 

Existe 3 formas simples de identificar e aprofundar o conhecimento acerca das pessoas que estão no Grupo. São elas:

 

Detalhes de contatos


Marque um (ou mais) grupo(s) que deseja conhecer melhor e clique em “ver detalhes”:

Essa opção permite olhar a quantidade de Destinatários, e-mails válidos, hard bounce, opt outs e contatos repetidos.

 

 

✔ Destinatários: total de pessoas com e-mail válido que estejam ativas no sistema.

✔ Emails válidos: total de pessoas que possuam estrutura de email válida (nome@domínio) desde que o email não esteja desatualizado.

✔ Hard Bounce: total de pessoas com e-mail desatualizados ou sem e-mail.

✔ Opt Out: total de pessoas que não estão marcadas como "recebe email"

✔ Repetidos: total de pessoas com e-mail repetido (exemplo¹: 10 pessoas com o mesmo email. exemplo²: 5 pessoas com emails duplicados)

 

Critérios de segmentação

 

Para saber quais critérios de segmentação (filtros) foram utilizados para formar esse grupo, clique em “visualizar informações”. Aqui você pode observar quais os filtros aplicados para formar essa pasta de pessoas. Essas informações só serão visíveis caso o grupo tenha sido criado a partir de um filtro de segmentação.

 

 

 

Infográfico:


Outra forma de conhecer melhor as pessoas no grupo, é clicando em “analisar”. Assim, geramos um infográfico com muitos dados acerca das pessoas que se encontram na(s) pasta(s) selecionada(s). Para mais detalhes, consulte o post sobre Infográficos de grupos.

 

 

 

 

EDITAR GRUPOS E FILTROS

 

Selecione o grupo desejado e clique em “visualizar informações, no menu esquerdo:

 

 

Aqui, além de visualizar os critérios utilizados para selecionar essas pessoas, nos permite 3 ações:

 

  1. Visualizar pessoas: abre a listagem de pessoas que estão dentro desse grupo.
  2. Editar filtros: abre a tela de filtros, para que se possa mudar a segmentação.
  3. Editar informações: possibilita alterar o nome da pasta e descrição.

 

Chamamos de ‘filtros’, a segmentação de pessoas usando algum critério específico. Para criar um filtro com a lógica de segmentação desejada, clique no ícone botão “gerenciar filtros”, no menu lateral esquerdo. Para saber como criar/editar um filtro acesse aqui.

 

 


 

 

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