Filtros e Segmentações

 

 

 


 

  


Ainda com dúvidas?

Abaixo um tutorial completo.

 

 

CRIAÇÃO DE NOVOS FILTROS

 

Chamamos de ‘filtros’, a segmentação de pessoas usando algum critério específico. Para criar um filtro com a lógica de segmentação desejada, clique no ícone botão “gerenciar filtros”, no menu lateral esquerdo.

 

 

Você também pode chegar em filtros através do menu superior, clicando em “Comunicação”, “Filtros”

Nesta tela também será mostrada uma lista com todos os filtros já criados, sendo possível buscá-los por nome, pelo tipo de execução ou por qual usuário foi criado. Se precisar é possível desativar ou editar um filtro já existente a partir desta mesma tela.

Clique em “nova segmentação” para fazer um novo filtro.

 

 

O primeiro passo é colocar um nome para esse novo filtro que você está criando. Lembre-se que esse filtro irá gerar um agrupamento de pessoas na tela de Grupos, e por isso, é importante encaixar essa segmentação em uma pastinha que faça sentido. 

 

Nome:
Nome que identificará dessa segmentação

Onde:
Nome da pasta mãe. Ou seja, pasta onde essa segmentação será incluída.
Exemplo: Se você deseja criar um filtro de contatos por idade, você pode colocá-lo dentro de uma pasta que ja trate desse tema.

 

Nesse caso você digitaria “faixa etária” no campo “onde” e clicaria em buscar. Assim, conseguirá encontrar a pasta exata onde a nova segmentação deverá ficar:

 

 

Ao clicar no resultado da busca, a pasta passa a ser selecionada:

 

 

Tipos de execução:

Pontual – Serão inseridas no grupos apenas as pessoas que atendem a condição no presente momento, ou seja, caso entre um novo contato na lista amanhã com esta mesma condição, ele não será incluído ao grupo. Utilize esta opção para critérios que não tenham recorrência presente. Ex: Pessoas que se hospedaram no Carnaval de 2014.

Diária – Sempre que houver pessoas que atendam às condições elas serão direcionadas ao grupo. Ou seja, todos os dias o CRM irá refazer esse filtro. Por isso é muito importante utilizarmos essa opção apenas quando ela realmente  Utilize esta opção para critérios de recorrência independente da data. Ex: pessoas que têm gastos superiores a R$1000,00 em A&B

 

Segmentação de pessoas:

 

Agora determine em qual montante de pessoas o filtro deve ser executado. Se você deseja que seja sobre todas as pessoas da base de contatos clique em nova segmentação. Para que o filtro seja executado apenas sobre um ou mais grupo de pessoas, clique em “Grupos de contatos” e veja o próximo passo.

 

 


 

Grupo de Contatos (grupo de pessoas)

 

Se você optou por executar seu filtro apenas em determinados grupos e não na base toda, siga esta orientação, caso contrário vá direto ao próximo passo.

Marque os grupos desejados para realizar a segmentação e mova a barra para “Todas” ou “Somente às presente em todos os grupos” Clique em Salvar e em “Nova segmentação” para iniciar a criação de filtros.

 

Somente às presentes em todos os grupos – Fará a segmentação apenas sobre as pessoas que estejam ao mesmo tempo em todos os grupos selecionados.

Todas -Fará a segmentação sobre todas as pessoas presentes nos grupos selecionados.

 

 

Após salvar, você voltará à tela anterior, e pode aprofundar o seu filtro com novos critérios, selecionando “NOVA SEGMENTAÇÃO”

 

 

 


 

 

Nova segmentação:

 

Escolha no dropdown, novos critérios para afunilar ainda mais e chegar na segmentação ideal. Clique em “novo” para que esse novo critério seja selecionado.

 

B2B

Selecionam pessoas vinculadas à uma empresa, ou seja, os contatos de parceiros B2B, como agências e operadoras. (disponível apenas quando o módulo CRM Vendas estiver contratado).

Selecione o critério, clique em novo, insira o valor desejado no box e clique em + para adicionar. Ex: todos os contatos de empresas classificadas como Operadora Internacional.

 

 

Demográfico

 

Selecionam pessoas de acordo ao seus dados cadastrais , como gênero, idade, aniversário e etc, inclusive é possível filtrar pessoas pelos campos coringas. Ex: mulheres que fazem aniversário no mês de Julho.

 

Campos coringa: campos customizáveis de acordo com a necessidade de cada cliente. Estes campos podem ser preenchidos manualmente na tela de cadastro de cada cliente ou atualizados via integração.  (Para isso é necessário a solicitação prévio a equipe Pmweb).  Eles podem ter os seguintes tipos : Texto, Data, Número, número decimal e s/n

 

Geográfico

 

Selecionam pessoas de acordo com a localização de cadastro. Ex: mulheres que fazem aniversário no mês de Julho e que moram em São Paulo.

 

Comunicação (abertura/clique)

 

É possível criar grupos de acordo com as interações em ações já enviadas. Ex: ações de remarketing para atingir um público que já se interessou pela ação de Carnaval. Utilize os critérios de abertura/clique e especifique o nome da ação desejada em “Ação de envio”.

 

Comunicação (reservou a partir de)

 

Se quiser se comunicar com as pessoas que efetuaram uma reserva a partir de uma ação recebida e medir sua eficiência, utilize o critério “reservou a partir da ação”. Ele agrupa as pessoas que efetuaram reservas em até 7 dias após o recebimento de determinada ação. Marque “sim” no reservou a partir e no box ação de envio digite o  nome da ação.

 

 

Comunicação (envios automáticos)

 

Todas as condições de comunicação, como abriu, cancelou, clicou, recebeu e reservou também podem ser utilizadas sobre as ações de envios automáticos, basta marcar o checkbox “Envio Automático” que a condição será aplicada a todas as ações automáticas. Se desejar uma específica digite o nome da regra no campo indicado.


Caso deseje filtrar as pessoas que abriram/clicaram/receberam/reservaram/cancelaram a partir de qualquer ação, sem especificar o nome dela, selecione apenas as campanhas ou os envios automáticos ou ambas juntas.

 

 

Transações (Produtos)

 

Selecionam pessoas de acordo com as transações realizadas. Os créditos e débitos do hotel serão classificados como “Classes” no CRM (A&B, Diárias, Eventos, Extras ou taxas). Dentro de cada classe teremos os produtos específicos do hotel. Ex: pessoas que já consumiram de 1 a 5 diárias em studio luxo no hotel 2.

 

Transações (Datas)

 

Selecionam pessoas de acordo a data de reserva, check in/out e hospedagem prevista, ou pessoas que estão há um determinado período sem realizar transações. Ex: pessoas que se hospedaram no Carnaval de 2014, mas que em 2015 ainda não apresentaram nenhuma transação.

 

 

Transações (antecedência)

 

Selecionam pessoas de acordo com a antecedência a qual realizaram a reserva. Ex: Para promoções de última hora, agrupa pessoas que fazem reserva com poucos dias de antecedência.

 

 

Transações (Pagamento)

 

Agrupe pessoas conforme seu meio de pagamento, caso queira divulgar alguma condição especial para uma forma de pagamento específica.

 

Transações (Empresa reservante)

 

Selecionam pessoas de acordo com a empresa que reservou afim de fazer promoções específicas a eles. Ex: Ofereça uma condição especial para reservas diretas na próxima hospedagem.

 

Ocorrências

 

Os critérios de ocorrência estarão disponíveis apenas se o módulo estiver contratado e em utilização.

 

 

 


 

 

CONDIÇÃO DE EXCLUSÃO

Quando mesclamos diversas condições no filtro, a pessoa deve atender a todas ao mesmo tempo para ser adicionada ao grupo. Para remover a condição clique no X. Para exclusões marque o box “Excluir itens selecionados do filtro?” Ex: Pessoas de todas as cidade do Brasil menos São Paulo.

 

 


  

 

CÁLCULO DE PESSOAS NO FILTRO

 

Após inseridas as condições desejadas, clique em pré-cálculo para visualizar a quantidade de pessoas do grupo. Clique em Salvar e o grupo estará pronto.

 

Número de pessoas – representa a quantidade de pessoas que atendem às condições criadas

Com e-mail válido – representa o número de pessoas dentro das condições estabelecidas que possuem e-mail cadastrado.

Aptas para envio – representa o número de pessoas que atendem às condições criadas e sejam opt in e que não sofreram erros no e-mail (bounce) em envios anteriores, ou seja, de fato a quantidade de pessoas as quais a ação será enviada.

 

 

Após salvar, você voltará a tela anterior. Se não desejar fazer mais alterações, é necessário salvar novamente:

 

Observe que o ícone fica azul, quando há segmentações selecionadas.

Após salvar, você volta a tela de filtros e pode acompanhar o status da sua segmentação recém criada. Os filtros demoram cerca de 30 minutos para executar/popular (ou seja: para que as pessoas que se enquadram na segmentação desejada sejam colocadas na pasta efetivamente).

 

 


 

 

Tá faltando inspiração? Aqui tem algumas dicas de filtros e segmentações.

 

 


 

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