As estratégias tarifárias são essenciais para a potencialização das vendas, de acordo com a demanda prevista e sentida diariamente pelos hotéis. Frente a isso é interessante que o hotel tenha um calendário de ações previstas no ano e que as ative com antecedência em seu e-commerce.
No Letsbook é possível realizar a ativação de estratégias diversificadas de acordo com a necessidade e objetivos de cada momento!
Mas antes de explorarmos as diversas possibilidades estratégicas da plataforma Letsbook, vamos abordar algumas dicas essenciais com relação ao cadastro das tarifas.
As tarifas devem apresentar informações claras e objetivas para que o cliente entenda de forma rápida o que está comprando, incluindo o valor do quarto, pensão e as formas de pagamento com informação de parcelamento para a reserva ser finalizada de forma simples e fácil.
Na descrição das tarifas, é melhor evitar textos muito extensos para que otimize o tempo do cliente em seu processo de compra. Abaixo um exemplo do que EVITAR.
E cuidado para não se confundir! Essa descrição é sobre o que a tarifa contempla, como por exemplo pensão, transfer, late check-out, entre outros, e não sobre informações referentes ao quarto.
Durante a inserção das tarifas no admin do Lets Book, o cliente terá dois campos de preenchimento para o nome da tarifa: um interno que será apenas de identificação para o hotel, e outro externo que irá aparecer para o público.
Uma dica é que o nome externo seja mais atrativo e comercial de acordo com a ação trabalhada, estimulando assim o interesse do cliente final.
Ao ativar ações promocionais em seu e-commerce, uma sugestão é utilizar a flag “Exibir Desconto” para dar destaque na oferta e estimular a conversão. Dessa forma a tarifa irá apresentar:
• Tag de desconto.
• Valor DE - PARA.
• Valor economizado no carrinho.
É indicado que para um mesmo período não tenham tantas condições tarifárias ativas para um mesmo quarto, para não gerar uma rolagem muita extensa no motor de reservas e para que o cliente chegue até as últimas categorias apresentadas, que são as de maior valor.
Essa sugestão também é indicada pois facilitará a leitura do cliente sobre as tarifas disponíveis e suas diferenças/vantagens.
A seguir, serão exploradas diversas possibilidades estratégicas da plataforma Letsbook e que poderá o apoiar na potencialização das vendas do seu hotel para cada momento.
A demanda turística pode ser afetada por diversos fatores externos, que podem ocasionar uma redução na antecedência média de compra para seu hotel.
Uma forma de voltar a estimular vendas antecipadas é ativando tarifas com alguma vantagem competitiva para quem reservar com x dias de antecedência.
No Letsbook é possível acompanhar através do Relatório Performance de Vendas como estão seus indicadores de antecedência média, para que assim possam planejar ações assertivas e ativá-las em seu e-commerce.
Pensando em ofertas que tem por objetivo estimular a maior permanência nos hotéis, é possível ativar descontos associados a mínimo de noites. Assim o hotel consegue estimular o interesse do público por conta da oferta, e ao mesmo tempo alinhado com seu objetivo de uma venda mais qualificada.
Neste tipo de oferta é importante analisar no Relatório Performance de Vendas qual a permanência média de seu hotel, para melhor planejamento da ação. Interessante definir um mínimo de noites maior, mas próximo com a realidade do hotel, para gerar o engajamento desejado na ação.
Analisando a sazonalidade de cada negócio e de cada hotel, é possível entendermos quais são os dias da semana com maior necessidade de estímulo a venda. Com estes indicadores em mente, é possível criar ações com incentivo para determinados dias da semana. Exemplo: Oferta Quinta a Domingo 10% OFF.
No Relatório Performance de Vendas você pode descobrir seus indicadores para planejar suas próximas ações.
Para dias em que existe um volume alto de apartamentos vagos, uma alternativa para estimular vendas na tentativa de não dormir com o apartamento vazio é utilizar a Tarifa de Última Hora como recurso! Assim a partir de determinada hora do dia, é possível promocionar as vendas do dia para o mesmo dia.
É possível realizar ações diferenciadas com o objetivo de estimular um fluxo maior de usuários em determinado horário para acesso exclusivo a ofertas mais vantajosas! A ação pode ser voltada a Tarifa Noturna, ou também para outros horários que desejem estimular a interação com seu público.
A criação de ofertas exclusivas mobile podem impulsionar a conversão com um tempo de decisão menor, já que o cliente será orientado no momento da consulta ao entendimento de que no desktop não encontrará as mesmas ofertas.
Através do Relatório Performance de Vendas é possível visualizar a representatividade atual das vendas mobile e acompanhar o comportamento das vendas frente a ações como esta.
Tem algum grupo que terá acesso a uma tarifa com condições exclusivas? Alguma parceria com um desconto especial ? Irá realizar alguma ação promocional secreta (tarifa não pública)? É possível através do Letsbook criar tarifas especiais com acesso exclusivo através de um Código de Tarifa.
Assim poderá comunicar a esse público específico o link exclusivo dessa tarifa ou então o Código da Tarifa que deverá ser utilizado no momento da busca no motor de reservas, e que dará acesso às ofertas secretas!
Outra forma de conceder descontos exclusivos de determinado público é criando cupons de desconto que poderão ser posteriormente divulgados para estes contatos!
Com o cupom é possível:
• Gerar Descontos em R$, % ou Noites Grátis!
• Conceder descontos cumulativos.
• Associar a um mínimo de noites/ quartos.
• Limitar a quantidade de utilização
Um ponto super importante, é orientar o seu cliente final através das comunicações de e-mail (ou outros), de que o cupom de desconto deve ser utilizado na página de finalização de pagamento. Assim irá garantir a utilização do cupom da melhor forma!
A fidelização de seu cliente no canal direto é fundamental para a melhor lucratividade de seu negócio. O custo de retenção pode ser até 11 vezes menor que o custo de aquisição. Por isso a importância de ações de relacionamento, que conquistam e fidelizam os clientes.
Caso você utilize o Pmweb CRM, destacamos a integração com o Letsbook que permite segmentar grupos de clientes para oferecer tarifas personalizadas em tempo real a cada segmento de cliente na hora da reserva.
A Tarifa CRM é uma estratégia para ser utilizada de forma contínua com o cliente/público. Ela fortalece a fidelidade do cliente com a marca/hotel e por isso deve trazer vantagem competitiva. Isso é, se não trará vantagem baseada em desconto frente às tarifas públicas, precisa trazer vantagem de políticas e pagamento diferenciado. Se não, a estratégia não cumpre sua função. Por isso, é importante que as áreas do hotel conversem entre si para definir uma comunicação clara e que, de fato, cumpra com a entrega dos benefícios/diferenciais.
Pronto para colocar a mão na massa? Acesse o tutorial completo de Flutuações Tarifárias.
Para saber mais sobre o Relatório Performance de Vendas acesse aqui.
Procurando por algo em específico? Navegue pelos diretórios e categorias e você encontrará o que busca.
Contato