Existem inúmeras formas de colocar o cliente no centro do negócio. Uma delas já bastante conhecida são os programas de fidelidade.
Queremos trazer opções de fidelizar seu cliente de uma forma menos complexa, que não necessite de parceiros ou tecnologias específicas.
Uma forma de fidelizar o seu cliente e aumentar a venda direta é oferecer um benefício real, ou seja, um valor agregado. Através do Lets CRM já é possível conhecer o seu público para entender quais benefícios podem ser mais assertivos para cada perfil e com isso podem ser criadas campanhas segmentadas de e-mails marketing, não apenas promocionais, mas também de relacionamento, visando aquecer a base de contatos e mantê-los atualizados sobre o hotel. Além disso, ações como “Indique um amigo” e “Programa Fidelidade” podem impulsionar ainda mais as vendas e a fidelização dos clientes.
Com a ação “Indique um amigo”, o hotel consegue se comunicar com hóspedes que fizeram check-out e incentivá-los a indicar um amigo para fazer uma reserva, e ambos ganharão desconto. Já para a ação de comunicação “Programa Fidelidade” é possível criar uma lógica de segmentação (que pode ser por quantidade de reservas, por frequência, por gasto médio, etc) e de níveis de fidelidade (por exemplo: ouro, prata, bronze) onde os hóspedes terão benefícios exclusivos.
Resumindo, é possível usar o Lets CRM e o Lets Motor de Reservas para criar várias ações, dentro da realidade do hotel, seja operacionalmente ou de posicionamento, para firmar ainda mais a relação do cliente com a sua marca.
A integração entre CRM e o Motor de Reservas permite segmentar grupos de clientes para oferecer tarifas personalizadas, em tempo real, a cada segmento de cliente na hora da reserva. Ou seja, cada cliente poderá acessar uma tarifa específica e exclusiva através do login do usuário no Motor de Reservas ou através de um e-mail marketing disparado pelo CRM.
A comunicação personalizada fortalece a fidelidade do cliente com a marca/hotel e por isso deve trazer vantagem competitiva. Isso é, se não trará vantagem baseada em desconto frente às tarifas públicas, precisa trazer vantagem de políticas e pagamento diferenciado.
O passo a passo é bem simples:
1 - Criar as Segmentações do público
2 - Criar a Tarifa CRM no Motor de Reservas , vinculado ao grupo criado anteriormente
Nesse material, você encontrará o passo a passo detalhado para aplicar essa estratégia.
As landing pages permitem que o hotel apresente mais informações sobre uma campanha específica, além de captar leads para sua base de contatos. É uma ótima forma de chamar a atenção do público, seja em campanhas de descontos ou de benefícios exclusivos, onde a interação do usuário é crucial para que receba as comunicações. Desta maneira, ao se inscrever na landing page, ele passará a fazer parte do fluxo da campanha, entrando em um grupo específico dentro do CRM e sendo algo de emails sobre aquele conteúdo. Além de fornecer mais informações sobre a campanha e sobre o hotel, impulsionando o engajamento do usuário, o hotel capta mais leads para a sua base.
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As automações são fluxos de envios de emails, que são configurados pelo hotel e depois seguem uma lógica de envio automático, otimizando o tempo operacional e trazendo mais assertividade para as comunicações. Por exemplo, quando o cliente se cadastrar na landing page, ele precisa receber um email de confirmação de cadastro, ou um email com mais informações sobre a campanha. Sendo assim, após o cadastro e a configuração necessária dentro do CRM, o usuário irá receber automaticamente um email e, dependendo da sua interação, o fluxo automático continuará com outros envios, mantendo-o sempre atualizado e incentivando-o a se engajar e reservas.
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Dica das especialistas: Nati Ribeiro e Nati Silva
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