Fluxo de reserva Letsbook

  • O COMEÇO DA RESERVA NO LETSBOOK

 

O Letsbook está conectado ao site do cliente mas ele roda dentro da url abaixo.

https://NOMECLIENTE.letsbook.com.br/

É nessa url que o hóspede acaba então vendo todas as disponibilidades, tarifas e conclui a reserva. Isso é, todo o processo de compra/funil acontece nesta url.

 

Dentro do Letsbook o cliente escolhe o destino/hotel, o período e quantidade de pessoas.

Além disso, pode se logar dentro de "Minhas Compras" para ter acesso ao ambiente com as reservas que já fez e tem checkin futuro. 



AMBIENTE MINHAS RESERVAS:

 

Nesse ambiente o cliente pode conferir todas as reservas que já fez, que estão confirmadas e são futuras e também sobre reservas que estão pendentes de pagamento.

 

Nesse ambiente o cliente pode:

1- Imprimir o voucher da reserva;

2- Cancelar ou Solicitar alteração das datas da reserva;

3- Ver detalhes das suas reservas;

4- Realizar o pré check-in da FNRH dos hóspedes adultos de sua reserva (Caso o hotel tenha essa funcionalidade ativa) 

 

Print abaixo demonstra reserva confirmada com os botões para as ações acima mencionados.

IMPORTANTE: Hoje o Letsbook permite apenas a alteração de datas da reserva. Ao clicar para cancelar (X) a sua reserva em “Minhas reservas” abrirá o pop-up abaixo:

Quando o hóspede preencher os dados, será enviado um e-mail ao hotel informando a reserva que a pessoa tinha e a nova data desejada. Preencher a data não é obrigatório porque pode ser que as pessoas não tenham uma data em mente mas sim estejam abertas a remarcar. O hotel com este dado poderá entrar em contato com o hóspede para remarcar diretamente (exemplo e-mail abaixo).

 

  • O CLIENTE ESTÁ TENTANDO REALIZAR UMA RESERVA E NÃO CONSEGUE, E AGORA?

Se o hóspede está na página de pagamento e alega que não está conseguindo confirmar sua reserva provavelmente é porque está com problemas no cartão para que a reserva seja confirmada. Nesse caso, o sistema dá um aviso em tela e avisa o usuário por e-mail para que ele tente novamente os dados do cartão. 

Nesse caso, a reserva do hóspede fica “guardada” para ele por 2 horas para que ele possa colocar os dados do cartão novamente para confirmar pagamento. Mas a reserva só é confirmada para o cliente após pagamento confirmado.

 

Abaixo aviso que o hóspede vê quando existe algum problema.

 

Os principais problemas para confirmar o pagamento são:

1 - Dados do cartão digitados erroneamente

2 - Saldo insuficiente

3 - Cliente está tentando comprar com cartão Débito

4 -Cliente está com um cartão emitido fora do Brasil e está tentando comprar com parcelamento

5 - Cliente está tentando comprar com uma bandeira que não está liberada no Letsbook ou adquirente. 

6  - Cliente está sendo barrado pelo antifraude porque a compra é suspeita

7  - Cliente colocou dados divergentes na compra (como endereço da fatura errado)

 

Além disso, é bom lembrar que o hóspede só consegue finalizar a compra (para tentar validar a reserva) se ele está utilizando um cartão com bandeira liberada no Letsbook e para a tarifa escolhida (caso a tarifa tenha opção de pagamento exclusiva). Caso não tenha a configuração, vai aparecer que a bandeira não é aceita pelo hotel ou por esta tarifa:



  • O CLIENTE CONSEGUIU REALIZAR O PAGAMENTO E A RESERVA FOI CONFIRMADA! COMO O CLIENTE RECEBE ESSA CONFIRMAÇÃO?

Depois que o hóspede conseguiu confirmar o pagamento, o sistema avisa em tela que a reserva foi confirmada e já gera o localizador para o cliente além disso ele receberá por e-mail a confirmação de reserva. 

A confirmação de reserva apresentará os detalhes da sua reserva, a forma de pagamento que o cliente escolheu assim como detalhes de política do hotel e tarifa.

 

Segue abaixo parte de um e-mail de confirmação de reserva.


IMPORTANTE: A mesma cópia de confirmação que o hóspede recebe o hotel também pode receber. Para isso, basta adicionar os e-mails dos hotéis dentro do Admin, no Editar Hotel, no campo informado abaixo:



  • O CLIENTE QUER CANCELAR A RESERVA, E AGORA?

O cliente pode cancelar a reserva direto pelo Letsbook através da área Minhas reservas conforme orientado no item 1 deste documento. Entretanto, se o cliente ligar para o Hotel o próprio hotel também pode realizar o cancelamento da reserva pela área administrativa do Letsbook. 

Antes de realizar o cancelamento, o sistema avisa o usuário se ele realmente quer cancelar e qual política. E se a reserva foi cancelada fora do prazo de cancelamento gratuito, o sistema avisa se o valor será reembolsável ou não. 

 

Segue abaixo imagem que ilustra um cancelamento dentro do prazo:




Após cancelamento feito pelo cliente ou pelo hotel, o cliente recebe por e-mail a confirmação de cancelamento.

 

IMPORTANTE: A mesma cópia de cancelamento que o hóspede recebe o hotel também pode receber. Para isso, basta adicionar os e-mails dos hotéis dentro do Admin, no Editar Hotel, no campo informado, conforme informação anterior.

 

 

 

  • O CLIENTE DEU NO SHOW, COMO FAÇO PARA COBRAR A PRIMEIRA DIÁRIA DE NO SHOW?

O Letsbook é um E-commerce totalmente seguro e não salva os dados de cartão completos dos hóspedes. Dessa forma, caso seja necessário cobrar No-show de alguma reserva o mesmo deve ser feito através a área administrativa do Letsbook. 

O usuário que tiver acesso ao sistema precisa acessar o menu LET’S BOOK / NO SHOW.

 

Nesse relatório serão mostrados apenas reservas garantidas (que não tiveram pré-pagamento anterior realizado) para que possam cobrar o cliente. 



O pagamento não foi foi processado, o que pode ter acontecido?

Caso o pagamento do No Show não aconteça, na grande maioria das vezes isso acontece porque o cliente não tem saldo para a realização dessa captura ou os dados do cartão que ele deu como garantia venceram.  O Letsbook permite a cobrança de No Shows, a primeira tentativa em até 30 dias após o check in e novas tentativas até 90 dias após o check in. Caso o aviso tenha sido saldo insuficiente o hotel poderá tentar dias depois até esse limite. Caso ainda não seja possível cobrar, o hotel precisará entrar em contato com o cliente para achar outra forma do cliente pagar o que é de direto do hotel.

 

  • AGORA QUE O CLIENTE FEZ A RESERVA, COMO A OPERAÇÃO IRÁ INSERIR A RESERVA?

Caso seu hotel não tenha conexão com channel ou PMS, a reserva deverá ser inserida pelo hotel manualmente no PMS. 

 

  • FORMAS DE PAGAMENTO NO LETSBOOK 

 

No Letsbook temos 5 formas de pagamento disponíveis.

  • Garantida (que quer dizer que validamos o cartão do cliente mas ele deverá pagar o valor total no hotel no momento do check-in)
  • Pré pagamento da primeira diária e restante pagamento no hotel.  (que quer dizer que capturamos o valor da primeira diária no ato da reserva e o restante o cliente deve pagar no hotel no momento do check-in)
  • Pré pagamento integral (que quer  dizer que capturamos o valor integral no ato da reserva ou o valor de forma parcelada)
  • Pré pagamento parcial e restante pagamento no hotel.  (que quer dizer que capturamos parcialmente antecipado valor estipulado pelo hotel, podendo ser parcelado, no ato da reserva e o restante o cliente deve pagar no hotel no momento do check-in)
  • Sem pagamento (quer dizer que o hóspede não precisa informar numero do cartão de crédito para finalizar a reserva, sendo necessário que ele efetue o pagamento diretamente no hotel no momento do check in)





  • BAIXA FINANCEIRA DAS RESERVAS 

 

Se seu hotel opta por trabalhar com as formas de pagamento: Pré pagamento da primeira diária + restante pagamento no hotel E/OU Pré Pagamento Parcial E/OU Pré pagamento integral ou parcelado deve-se buscar essa reserva dentro do admin do Letsbook. O caminho é: Menu \ Let's Book \ Reservas - Digitar o localizador da reserva

 

Porquê deve conferir a reserva no Letsbook?

Porque somente lá dentro é dada a informação de quanto já foi pré-pago e é lá que tem a confirmação financeira para baixa.

Primeiro Passo:  Ver se o que o cliente pagou foi apenas a primeira diária, se foi uma porcentagem definida pelo hotel para pagamento antecipado ou se foi o total da compra. Como isso pode ser observado? Acessando a reserva e confirmando a área abaixo dentro do admin do lets’s book.



Caso tenha valor aparecendo nos dois campos sinalizados, quer dizer que o cliente somente pagou parte do valor que é equivalente à uma diária ou à porcentagem definida pelo hotel para pagamento antecipado e o restante deve ser cobrado no hotel. Dessa forma, a baixa financeira deve ser somente do valor pago antecipado.

Segundo passo: Independente de quanto que o cliente pagou, o valor pago aparece logo abaixo e junto dele aparece o código de confirmação de pagamento. 

O código de confirmação de pagamento é o segundo código (destaque em verde) e ele é usado para a baixa financeira. Informamos os códigos que são retornados pelo seu adquirente, sendo a ordem: TID | NSU | Código de autorização. Use código que seu hotel já está acostumado para realizar a baixa no seu PMS.

 

 

RESUMINDO: Então depois da conferência das reservas pré-pagas(total, parcial ou primeira diária) deve-se adicionar a baixa do pagamento no seu PMS do valor efetivamente pago.



  • OUTRAS FORMAS DE CONEXÃO DO LETSBOOK COM PARCEIROS

 

O Letsbook tem conexões com diversos parceiros entre eles TOTVS (Cmnet/Thex), VOLUX, Engenho, E-solution, Xenius, Opera Cloud, APP Hits, Desbravador. Nos consulte para saber a integração de cada PMS (tarifa, disponibilidade, restrições e reservas).
Além disso somos OPENDATA e por isso disponibilizamos uma API própria para que qualquer parceiro possa se conectar ao sistema. 

Além disso, temos conexões com Channel Manager. Nos consulte para saber mais. 

 

Tem dúvidas ou quer entender melhor sobre processos ou se existe cobrança? Fale com seu atendimento!

 

 

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