O Letsbook está conectado ao site do cliente mas ele roda dentro da url abaixo.
https://NOMECLIENTE.letsbook.com.br/
É nessa url que o hóspede acaba então vendo todas as disponibilidades, tarifas e conclui a reserva. Isso é, todo o processo de compra/funil acontece nesta url.
Dentro do Letsbook o cliente escolhe o destino/hotel, o período e quantidade de pessoas.
Além disso, pode se logar dentro de "Minhas Compras" para ter acesso ao ambiente com as reservas que já fez e tem checkin futuro.
Nesse ambiente o cliente pode conferir todas as reservas que já fez, que estão confirmadas e são futuras e também sobre reservas que estão pendentes de pagamento.
Nesse ambiente o cliente pode:
1- Imprimir o voucher da reserva;
2- Cancelar ou Solicitar alteração das datas da reserva;
3- Ver detalhes das suas reservas;
4- Realizar o pré check-in da FNRH dos hóspedes adultos de sua reserva (Caso o hotel tenha essa funcionalidade ativa)
Print abaixo demonstra reserva confirmada com os botões para as ações acima mencionados.
IMPORTANTE: Hoje o Letsbook permite apenas a alteração de datas da reserva. Ao clicar para cancelar (X) a sua reserva em “Minhas reservas” abrirá o pop-up abaixo:
Quando o hóspede preencher os dados, será enviado um e-mail ao hotel informando a reserva que a pessoa tinha e a nova data desejada. Preencher a data não é obrigatório porque pode ser que as pessoas não tenham uma data em mente mas sim estejam abertas a remarcar. O hotel com este dado poderá entrar em contato com o hóspede para remarcar diretamente (exemplo e-mail abaixo).
Se o hóspede está na página de pagamento e alega que não está conseguindo confirmar sua reserva provavelmente é porque está com problemas no cartão para que a reserva seja confirmada. Nesse caso, o sistema dá um aviso em tela e avisa o usuário por e-mail para que ele tente novamente os dados do cartão.
Nesse caso, a reserva do hóspede fica “guardada” para ele por 2 horas para que ele possa colocar os dados do cartão novamente para confirmar pagamento. Mas a reserva só é confirmada para o cliente após pagamento confirmado.
Abaixo aviso que o hóspede vê quando existe algum problema.
Os principais problemas para confirmar o pagamento são:
1 - Dados do cartão digitados erroneamente
2 - Saldo insuficiente
3 - Cliente está tentando comprar com cartão Débito
4 -Cliente está com um cartão emitido fora do Brasil e está tentando comprar com parcelamento
5 - Cliente está tentando comprar com uma bandeira que não está liberada no Letsbook ou adquirente.
6 - Cliente está sendo barrado pelo antifraude porque a compra é suspeita
7 - Cliente colocou dados divergentes na compra (como endereço da fatura errado)
Além disso, é bom lembrar que o hóspede só consegue finalizar a compra (para tentar validar a reserva) se ele está utilizando um cartão com bandeira liberada no Letsbook e para a tarifa escolhida (caso a tarifa tenha opção de pagamento exclusiva). Caso não tenha a configuração, vai aparecer que a bandeira não é aceita pelo hotel ou por esta tarifa:
Depois que o hóspede conseguiu confirmar o pagamento, o sistema avisa em tela que a reserva foi confirmada e já gera o localizador para o cliente além disso ele receberá por e-mail a confirmação de reserva.
A confirmação de reserva apresentará os detalhes da sua reserva, a forma de pagamento que o cliente escolheu assim como detalhes de política do hotel e tarifa.
Segue abaixo parte de um e-mail de confirmação de reserva.
IMPORTANTE: A mesma cópia de confirmação que o hóspede recebe o hotel também pode receber. Para isso, basta adicionar os e-mails dos hotéis dentro do Admin, no Editar Hotel, no campo informado abaixo:
O cliente pode cancelar a reserva direto pelo Letsbook através da área Minhas reservas conforme orientado no item 1 deste documento. Entretanto, se o cliente ligar para o Hotel o próprio hotel também pode realizar o cancelamento da reserva pela área administrativa do Letsbook.
Antes de realizar o cancelamento, o sistema avisa o usuário se ele realmente quer cancelar e qual política. E se a reserva foi cancelada fora do prazo de cancelamento gratuito, o sistema avisa se o valor será reembolsável ou não.
Segue abaixo imagem que ilustra um cancelamento dentro do prazo:
Após cancelamento feito pelo cliente ou pelo hotel, o cliente recebe por e-mail a confirmação de cancelamento.
IMPORTANTE: A mesma cópia de cancelamento que o hóspede recebe o hotel também pode receber. Para isso, basta adicionar os e-mails dos hotéis dentro do Admin, no Editar Hotel, no campo informado, conforme informação anterior.
O Letsbook é um E-commerce totalmente seguro e não salva os dados de cartão completos dos hóspedes. Dessa forma, caso seja necessário cobrar No-show de alguma reserva o mesmo deve ser feito através a área administrativa do Letsbook.
O usuário que tiver acesso ao sistema precisa acessar o menu LET’S BOOK / NO SHOW.
Nesse relatório serão mostrados apenas reservas garantidas (que não tiveram pré-pagamento anterior realizado) para que possam cobrar o cliente.