Listagem de Reservas

Para visualização, busca, extração de excel, clique em Let’s Book \ Reservas (1 e 2)

 

Há Opções de Filtros para buscar alguma reserva desejada (3).

Depois que realizar o Filtro, clique em Buscar (4).

Depois que processar esses filtros selecionados, você pode Exportar para excel (6) ou então Limpar o filtro para realizar novos filtros de pesquisa (5)

 

TIPOS DE FILTROS QUE PODEM SER FEITOS, DE FORMA ÚNICA OU MAIS DE 1 ITEM EM CONJUNTO:

Reserva: Número da confirmação do Let’s Book

Hóspede: Parte do nome ou nome completo ou e-mail do hóspede ou do reservante

Ref. Pagamento: Número da transação do cartão de crédito utilizada na reserva

Status Web Check-in:  Pesquisa de reservas que já preencheram o web check-in de forma completa ou parcial, e ainda os que estão pendentes, ou seja, não preencheram

Período de Chegada: Pesquisa para o período de check in

Período de Reserva: Pesquisa para o período em que a reserva foi efetuada

Período de Cancelamento: Pesquisa para o período em que a reserva foi cancelada

Status Reserva: Podendo pesquisar de forma geral (finalizadas), e também com status Confirmadas (reservas que processou corretamente o pagamento), Expirada (onde o hóspede não inseriu uma forma de pagamento válida em 2 horas), Cancelada (quando o hóspede ou o hotel efetua o cancelamento da mesma), Pendente (quando o hóspede insere uma forma de pagamento que não foi autorizada, e está dentro das 2 horas que é possível inserir uma nova forma) e Abandonada (onde o hóspede chega a clicar em reservar e chega até a etapa de colocar seu e-mail e abandona antes de colocar seu e-mail ou depois)

Status de Pagamento:  Podendo pesquisar de forma geral (Todos), e também com status Confirmado (reservas que processou corretamente o pagamento, isto é: pagamento autorizado), Processando (quando está validando a forma de pagamento do hóspede, ou então está dentro das 2 horas em que é possível inserir uma nova forma de pagamento) e Negado (quando a forma de pagamento não foi aceita)

Baixa no PMS: Se foi confirmada a inserção da reserva no PMS através da ferramenta de baixa automática no Let’s Book, ou mesmo se foi inserido manualmente a baixa desta reserva pelo hotel

Código da Reserva PMS: Número do localizador do PMS

Hotel: Em casos do Admin ter acesso a dois ou mais hotéis, é possível filtrar pelo nome do hotel desejado.

Tarifas: Nome da tarifa cadastrada previamente no Admin (esse filtro deve ser acionado após a seleção do hotel, mesmo que seja um hotel único)

Quartos: Nome do quarto cadastrado previamente no Admin (esse filtro deve ser acionado após a seleção do hotel, mesmo que seja um hotel único)

Parceiros: O código do parceiro caso esse módulo foi utilizado

Extra: É possível filtrar se a busca é independente de ter Produtos e Serviços (previamente cadastrados no Admin) ou não (selecionando Todos) ou então filtrar pelas reservas que SIM tenham extras ou que NÃO tenham extras

Código Promocional: Pesquisa incluindo o código promocional que foi previamente cadastrado na flutuação

Cupom de Desconto: Pesquisa incluindo o código do cupom de desconto que foi previamente cadastrado

Canal: Pesquisa que pode ser reservas efetuadas de forma Online (motor de reservas), Central (Central Manual do Hotel) e Todos (sem nenhuma pré-definição)

Usuário: Usuário que efetuou a reserva no canal Central Manual. Essa opção só é liberada quando antes foi definido o Canal Central

 

 

Se nenhum filtro foi realizado, automaticamente as reservas que aparecem na listagem, na mesma tela, são as últimas reservas realizadas. Se algum filtro foi aplicado, aqui aparecerá a listagem da(s) reserva(s) que retornaram segundo o filtro desejado.

O Resumo da reserva, com Número da Reserva dentro do Let’s Book (1); Data e Hora que a reserva foi efetuada (2); PMS (3) é o número do seu sistema interno, que você pode inserir manualmente na reserva, caso não tenha integração com esse sistema no Let’s Book; Nome do Hotel (4); Nome do Reservante (5) pois o nome de quem se hospedará está nos dados completos dessa reserva; Data de Check In (6) e Check out (7); Status da Reserva (8); Status do Pagamento (9) e o valor total dessa reserva (10). Para ter as informações detalhadas dessa reserva, basta clicar em Detalhes (11)



DETALHES DA RESERVAS

Ao clicar em Detalhes, na página da Listagem das reservas, uma nova tela é aberta. 

Baixar a Reserva (1) é inserir o código da reserva no PMS de forma manual, caso seu hotel não essa essa integração.

Reenviar E-mail (2) é para reenviar o voucher para o hóspede por email

Pré Check-in  (3) é para visualizar os dados que o hóspede preencheu pró-ativamente do formulário de Web Check in

Imprimir a reserva (4) é para imprimir ou salvar em PDF essa reserva nesse formato do sistema

Hoje é possível editar a data de in e out de uma reserva (sem alterações de valores, diárias ou categoria, e sem a verificação de disponibilidade). Para isso, o hóspede poderá solicitar através do motor em sua área exclusiva, ou em contato direto com o hotel. E depois da solicitação, o hotel poderá alterar essa reserva diretamente no Admin (5)

Cancelar a reserva (6) quando o hóspede faz a solicitação deste cancelamento diretamente para o hotel. É necessário incluir o motivo deste cancelamento. Hotel e Hóspede serão notificados desse cancelamento por e-mail

Dados do reservante (7) desta reserva com documento (CPF ou Passaporte), email e telefone. Atualmente é possível editar algum dado do hóspede caso ele tenha inserido erroneamente ao criar a reserva (6.1)

Dia e Hora do Check-in (8)

Dia e Hora do Check-out (9)

Número do Localizador do Let’s Book, dia e hora em que a reserva foi efetuada (10)

Status da Reserva (11) podendo ser CONFIRMADA (reservas em que o hóspede chegou até a etapa final da compra), EXPIRADA (onde o hóspede não inseriu uma forma de pagamento válida em 2 horas), CANCELADA (quando o hóspede ou o hotel efetua o cancelamento da mesma), PENDENTE (quando o hóspede insere uma forma de pagamento que não foi validada, e está dentro das 2 horas que é possível inserir uma nova forma) e ABANDONADA (onde o hóspede chega a clicar em reservar, insere o email dele e abandona o carrinho na última etapa)

Status do Pagamento (12) podendo ser Confirmado (reservas que processou corretamente o pagamento), Processando (quando está validando a forma de pagamento do hóspede, ou então está dentro das 2 horas em que é possível inserir uma nova forma de pagamento) e Negado (quando a forma de pagamento não foi aceita). Pode também estar em branco nos casos das reservas Abandonadas, onde não há status de pagamento.

Total de Adultos (13) que foi reservado

Total de Crianças (14) que foi reservado e a idade informada pelo reservante



É possível verificar a quantidade de quartos e as configurações de cada quarto contratado (1)

Nome da categoria deste quarto (2)

Nome da Tarifa em que foi contratado (3)

Período que pode ser cancelado sem ônus, caso isso seja possível, dia e hora (4)

Informações da Pensão e Descrição que foram inseridas dentro da flutuação tarifária (5)

Nome do hóspede. E caso haja mais de um, é optativo ser informado na hora da realização da compra dos demais hóspedes, assim como os nomes das crianças. Apenas é informado a idade obrigatoriamente (6)

Na parte do Resumo, aparece o valor por noite(7), seguido do valor total

Se houver taxas, é informado de forma separada o nome e os valores (8), seguido do valor total

As reservas podem ter três formas de pagamento

  1. Pago totalmente no check in, onde a Pmweb faz apenas uma validação do cartão por garantia e segurança
  2. Pré-pago Totalmente na reserva, onde ainda é possível parcelar, caso o hotel tenha liberado essa opção
  3. Pré-pagamento de apenas uma diária, e o restante pago no check in.

Por isso, é importante atentar-se aos valores se/que já foram pagos no ato da reserva e os valores que deverão ser pagos no check in, caso haja. Item (9) demonstra o valor que já foi pré-pago e o item (10) demonstra o valor que deverá ser pago no check in.

No item (11) é demonstrado o valor total de todos os quartos, de taxas, independente do que já foi pré-pago ou que terá que ser pago no check in.

 

Ainda na mesma tela, na página final, é possível verificar as transações do cartão utilizado na reserva.

É possível verificar dia e horário que houve a tentativa do cartão (1), isso porque, se em alguma tentativa não for autorizado, é possível consultar os momentos das tentativas

Para verificação financeira, mostramos o número da Operação NSU (2). O código de confirmação de pagamento é o segundo código (Em amarelo) e ele é usado para a baixa financeira. Na Cielo 3.0, por exemplo, ele é conhecido como o código TID (código comprido de letras e números) ou pode ser o código NSU (mais curto contendo apenas 6 letras) . E pode ser o TID ou o NSU utilizado pelo hotel para ser adicionado na reserva no PMS para baixa financeira. 

RESUMINDO: Então depois da conferência das reservas pré-pagas(total ou parcial) deve-se adicionar a baixa do pagamento no seu PMS do valor efetivamente pago.

 

É possível verificarmos ainda a Bandeira do cartão utilizado, a quantidade de parcelas que o cliente optou por pagar (no caso de pré-pagamento total em que o hotel permite parcelamentos) e a visualização de alguns números do cartão (3). Os dados dos cartões recebidos pelo PMWeb Letsbook são criptografados diretamente na origem, ou seja, no computador do cliente. A Pmweb não tem acesso aos dados completos informados no momento da compra, por questões de segurança.

Em “Tipo” (4) podemos ver se foi uma validação dos dados (quando a forma é pagamento no check in, ou seja, apenas validamos se o cartão do cliente é válido/existe) ou se foi uma cobrança (quando existe o pré-pagamento integral ou parcial)

O Resultado (5) pode ser Recusado, quando por algum motivo o cartão do cliente não processou, ou então Autorizado, quando o valor referente à essa reserva já foi debitado do cartão de crédito do cliente.

  1. Se o Cartão for recusado, o hóspede ainda terá 2 horas para inserir novos dados de cartão, mantendo a reserva ativa. Se depois dessas duas horas não houve a inserção de um cartão válido, a reserva Expira e o cliente, caso queira, deverá fazer uma nova reserva para tentativa.

Ainda mostramos o valor que foi enviado que foi enviado para o cartão de crédito (6) e em seguida o valor que foi autorizado pelo cartão.

 

 

 

Ainda com dúvidas??

Não encontrou o que procurava?

Procurando por algo em específico? Navegue pelos diretórios e categorias e você encontrará o que busca.

Contato