Disparo de Campanha Pontual

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Na tela de campanhas, os disparos são organizados por pastas. Para facilitar a identificação de uma campanha específica a tela já traz em destaque as campanhas agendadas para hoje. É possível alterar esse destaque, clicando no filtro, conforme imagem abaixo:

 

exibe filtros de destaque para ajudar na identificação de uma campanha específica

 

Pode-se, ainda, filtrar as campanhas disparadas em algum mês ou ano específico.

 

 

Como disparar um e-mail pontual:

Ao clicar no +, presente ao lado de cada pasta, pode-se incluir uma Subpasta, uma campanha de e-mail, uma ação de SMS ou um teste AB de e-mail marketing. Para disparo pontial de e-mail, selecione a opção “nova ação de e-mail”.

 

mostra as possibilidades de criar comunicações na tela de campanhas

Existem 3 passos para o disparo desse email:

 

 

Passo 01: Dados de ação

 

Nessa tela se cadastra todos os dados internos da ação (o hóspede final não visualiza essas informações.)

 

  • Dê um nome a essa ação
  • Selecione a Categoria em que ela faz parte
  • Selecione a Franquia que disparará essa ação
  • Selecione os destinatários: 

Com a aba “Grupos” selecionadas, marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.

Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram na pasta chamada “Grupo CS”, já desconsiderando as pessoas que estiverem na pasta de Opt In:

 

 

Além de incluir Grupos de pessoas, é possível incluir/excluir destinatários de uma campanha enviada previamente. Para isso, selecione a aba “campanhas”.

Marque na coluna da esquerda as campanhas anteriores cujos destinatários você deseja repetir nesse disparo, e na coluna da direita as campanhas cujos destinatários você gostaria de negativar no disparo atual.

Salve o e-mail no botão localizado à esquerda da página, para calcular a quantidade de destinatários aptos a receber esse disparo.

 

exibe a listagem de pessoas que serão destinatárias de uma ação

 

Importante: Observe que na lateral esquerda o gráfico ilustra o quanto esse disparo consumirá da franquia contratada.

 

  • Engajados: Todas as pessoas que tiveram alguma interação com a ação nos últimos 91 dias
  • Desengajados: Todas as pessoas que não são engajadas, e-mail está válido, não é OPT OUT, e-mail não está desatualizado e está recebendo e-mail
  • Novos: Nunca receberam e-mail

 

Clique no botão “configurar email” para passar ao próximo passo.

 

 

Gostaria de enviar para menos destinatários? Sem problemas, utilize o Delimitador de destinatários.

 

Defina a quantidade adequada de pessoas que devem receber essa ação, e clique em “aplicar”.

 

 

 

Lembre-se que é mais efetivo mandar várias comunicações para poucos destinatários, do que apenas uma comunicação com muitos destinatários.

 

IMPORTANTE: Nesse caso, você pode selecionar a mesma pasta várias vezes, e negativar as campanhas anteriores para garantir que novas pessoas sejam selecionadas nesse envio.

 

Passo 02: Modelos de email

 

Você tem 3 opções:

 

Opção 01: Personalizar o e-mail do Zero: Para quem entende um pouco de codificação de html, é possivel criar um html do zero, utilizando o próprio CRM.

Opção 02: Importar e-mail html: Se você ja tem um html pronto e gostaria de dispará-lo, pode importar o html utilizando o link dele ou mesmo subindo o arquivo html de seu computador.

Opção 03: Utilizar modelos pré definidos: Navegue entre as opções e selecione o modelo com a diagramação que você deseja trabalhar. No próximo passo, você poderá alterar cores, textos e imagens para deixar a comunicação pronta para disparo!

 

exibe a tela de campanha onde destaca 3 botoes: importar html, criar modelo do zero e selecionar modelos ja existentes. Traz os modelos existentes lado a lado, como um cardápio.

 

Caso você já tenha configurado um e-mail previamente e tenha salvo ele como um Modelo, você poderá selecioná-lo para fazer um novo disparo. Para isso, verifique a listagem de Modelos Salvos:

 

exibe a lista de modelos salvos previamente, para que se possa selecioná-los em um disparo

 

Após selecionar a sua opção, você será automaticamente direcionado ao passo 03.

 

 

Passo 03: Personalização do email

 

Nessa tela você vai colocar/editar todas as onformações que deseja comunicar ao cliente final.

 

Coloque um assunto para esse disparo. Cuidado com o excesso de emojis e de caracteres.


Selecione um remetente! Esse remetente deve ter sido cadastrado previamente.

 

Altere/edite imagens, cores e textos, para que a comunicação fique de acordo com o que desejas. Navegue entre as opções abaixo, para substituir imagens, alterar cores de textos, inserir links, etc:

exibe o email a ser editado e destaca todas as possibilidades de edição de texto, cores e imagens

 

Lembre-se de salvar o email na lateral esquerda, para que ele seja enviado conforme a versão final.

 

O seu texto inclui variáveis? Na lateral esquerda também constam as variáveis mais utilizadas. Para garantir que não há erros de digitação, passe o cursor em cima da variável e utilize a função copiar.

exibe a listagem das principais variáveis utilizadas, destacando a possibilidade de copiar os caracteres para que não haja erro de digitação

Gostaria de salvar esse email como um modelo a ser selecionado no próximo disparo?

 

exibe o campo onde se coloca o nome do novo modelo e detaca o botão "salvar modelo" em azul

Agora que está tudo pronto é hora de disparar um e-mail teste. Salve o e-mail na lateral esquerda e clique em “Enviar e-mail de Teste”.  Digite seu e-mail e complete as variáveis utilizadas no e-mail, para que o disparo seja efetuado corretamente:

 

exibe o botão de envio teste em azul, ao canto inferior direito

 

Ao receber o teste, sugerimos que abra e clique nos links tanto pelo computador, quanto pelo celular. 

 

Se estiver tudo certo, basta selecionar data e hora para o disparo e clicar em agendar!

 

exibe o botão de "agendar envio" em azul, no canto direito

 

O CRM irá exibir um lightbox com as informações principais do envio. Se estiver tudo certo, basta clicar em agendar novamente!

 

O Agendamento do email pode ser feito para qualquer data/horario. O CRM irá disparar o emial no momento cadastrado, mesmo que seja fora do horário comercial (Ou seja, pode ser agendado um disparo para ocorrer domingo a noite, por exemplo).

 

 

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