Relatório Conversão - Letsbook

 

Na área de relatórios do Letsbook, é possível ter acesso a diversos relatórios que irão auxiliar o time nas análises e acompanhamento de vendas, de forma a trazer uma visão estratégica e auxiliar na tomada de decisão.

 

Neste documento falamos especificamente do Relatório Conversão, que apresenta diversas visões em gráficos e dashboards relativos às vendas e a indicadores de consultas da rede ou hotel em relação a um determinado período. 

 

Ao logar no painel do Admin no Letsbook, a primeira tela que será visualizada é do Relatório de Conversão, mas é possível acessá-lo também na barra de ferramentas, na parte superior da plataforma, em Relatórios, na opção “Conversão”:





Acessando este menu será possível ter a primeira visão geral dos dashboards, onde estarão setadas por padrão as vendas confirmadas e informações de consultas do canal online do mês atual, de todos os hotéis. 

 

Importante: Este é um relatório baseado nas vendas confirmadas, ou seja, se trata de um relatório vivo, que se atualizará de acordo com as vendas. Caso ocorram cancelamentos, serão desconsiderados nestes indicadores. 

 

Para uma busca e análise mais pontual referente às vendas e às informações de consultas de um determinado hotel, período, canal, entre outros cenários, é possível setar alguns filtros, que podem ser editados clicando acima do ícone localizado no canto direito da tela, como mostra o print abaixo: 

Ao clicar neste ícone serão apresentadas possibilidades de filtros, para realizar buscas mais assertivas de acordo com a análise necessária. 




Como apresentado no último print, as possibilidades de filtro são: 

1  - Por região;

2- Por destino, por Hotel ou todos.;

3 - Por períodos: Existem alguns pré setados como mês atual, último mês, entre outros, e também é possível clicar em “Escolher” e definir um período específico para análise;

4 - Tipo de data: Consulta (Período da venda), Check In ou Check Out;

5 - Device: Mobile ou Desktop;

6 - Canal: Online ou Módulo Central de Reservas. 

Lembrar de sempre clicar no botão Atualizar após selecionar os filtros desejados para que os resultados dos dashboards se atualizem. 

Em alguns dashboards irão encontrar no canto superior direito ícones com algumas ações, como exportar em imagem, excel, expandir, para utilizar em reports e apresentações, dependendo do gráfico ou tabela, como mostrado nos exemplos abaixo: 

Além disso, no dash de “Resumo por Hotel” é possível refinar a pesquisa através do ícone incluindo ou retirando colunas de informações, para uma melhor visualização.

                               

DASHBOARDS 

 

No primeiro dashboard são apresentados os principais indicadores de vendas e consultas, com os seguintes conceitos:

  • Usuários: Contabiliza como usuários todos os clientes que acessam o motor de reservas, são contabilizados 1X ao dia segundo o seu guid (identificador de cookie do usuário).
  • Consultas: São contabilizadas todas as buscas realizadas pelo cliente em que o mesmo recebe uma resposta, seja de disponibilidade ou de indisponibilidade.
    • Importante: Quando a pesquisa é feita pela cidade, esses números são multiplicados pelo numero de hotéis que contem a cidade.
  • Indisponibilidades: São contabilizadas todas as buscas efetuadas que por algum motivo, restrição ou falta de apartamentos, retornaram um aviso de indisponíveis:

  

  • Desistências:  São contabilizadas quando o usuário realiza uma consulta no motor de reservas, visualiza opções de quartos e tarifas, inclui uma opção no carrinho, podendo seguir para a pagina seguinte ou então fechar o navegador.

Chegando nessa pagina, colocando ou não, porém, não prosseguindo será uma desistência:

Quando a pesquisa é feita pela cidade, esses números são multiplicados pelo número de hotéis que contém a cidade.

Resumo por hotel:

  • Quando busca por hotel, contabiliza 1x. 
  • Quando busca por destino, contabilizamos 1 indisponibilidade para cada hotel existente no destino. Ou seja, se temos SP com 3 hotéis, temos 3 indisponibilidades. 

 

 

  • Abandonos: São contabilizados a partir da tela em que é solicitado o e-mail do cliente, se o usuário sair nesta tela, incluindo ou não o e-mail, será considerado um abandono:

 

Lembrete: Os indicadores de carrinhos abandonados (presente no Relatório de Recuperação de Abandono) e abandonos (presente neste Relatório de Conversão) são métricas diferentes, e por conta disto podem não indicar o mesmo valor. 

Importante:

 

No primeiro dashboard, abaixo dos principais indicadores de vendas e consultas, são apresentados percentuais de crescimento ou queda comparados ao mesmo período do ano anterior, em que ao passar o mouse sobre o percentual é possível visualizar os períodos comparados e indicadores registrados no período atual e no mesmo período do ano anterior. 

Dica: Em clientes recém implantados é possível trazer essa informação comparativa através do input do histórico de vendas do motor de reservas anterior na plataforma.

Nesse primeiro dashboard, ao clicar em cada um dos indicadores (exceto de usuários) aparecerá um mapa de calor, que nos mostra, conforme intensidade da cor, as datas que apresentaram maior número de consultas, ou de indisponibilidades, ou de desistências, ou de abandonos ou então reservas confirmadas. Ao passar o cursor sobre as “bolinhas” é possível visualizar a legenda da data.

Importante: O mapa de calor nos mostra, por exemplo, as datas mais consultadas para check-in, ou seja, no exemplo abaixo, o dia 16 de dezembro foi buscado 6x para check-in. 


Ao clicar em cima do mês é possível visualizá-lo individualmente e também em outra forma de apresentação do mapa de calor, destacado por semanas. Ao passar o cursor sobre as barras é possível visualizar a legenda da data.


Ao clicar na seta do canto superior esquerdo retornamos para a forma original do mapa de calor e, se clicar novamente neste ícone de seta, ainda é possível visualizar os indicadores separados por ano. Ao passar o cursor sobre as barras é possível visualizar a legenda do ano.

Logo abaixo são apresentados dois gráficos, em que é possível visualizar de forma rápida e objetiva a curva da performance e de consultas dia a dia, do período selecionado, e poder atuar de forma a potencializar as vendas. 

O primeiro é o “Conversões”, onde é possível verificar o volume de Reservas (azul) X Usuários (laranja)  X Consultas (verde).



O segundo é o gráfico Regrets & Denials onde é possível verificar o volume de Indisponibilidades (vermelho) X Abandonos(laranja)  X Desistências (amarelo).




Dica: ao passar o cursor sobre as linhas dos gráficos, aparecerá a legenda de cada dia.

 

Importante: Os gráficos Conversões e Regrets & Denials nos mostram os indicadores por dia vigente, ou seja, nos exemplos aqui apresentados, no dia 06 de março ocorreram os maiores volumes de consultas e de indisponibilidades, independente da data consultada para check-in.

Mais abaixo temos o dashboard de Resumo por Hotel em que é possível verificar as informações apresentadas no primeiro dash, porém distribuídas por hotel (em caso de rede) 

Importante: Em rede/grupo percebe-se uma diferença no número de usuários e no número de desistências no dash principal com o dash de informação por hotel. Essa diferença se justifica, pois, nível “rede” o Letsbook contabiliza o usuário 1X ao dia, mas quando o usuário navega pelos hotéis é contabilizado em cada um deles, assim como em suas desistências. 






É possível ordenar clicando no título de cada coluna, para visualizar resultados do maior para menor, ou menor para maior. Também é possível refinar a pesquisa através do ícone incluindo ou retirando colunas de informações e exportar esta tabela em excel, clicando no ícone  do canto superior direito. 



Importante: Ao incluir as informações de indisponibilidades (destacadas nas setas na imagem abaixo) lê-se da seguinte forma:

Vamos pegar como exemplo o Pmweb Cambuí: Das 32 consultas de determinado período, 9 retornaram como indisponibilidade, o que representa 28% das consultas (Indisp/Cons (%)). Destas 9 indisponibilidades, 89% foi por allotment (Indisp/Allot (%)) e 11% por algum tipo de restrição (Indisp/Restr (%)) cadastrada no período buscado.

Mais abaixo temos o dash do Funil de Conversão, onde encontramos de forma mais visual as etapas pelas quais um cliente passa, desde a sua visita ao motor até a aquisição de uma hospedagem.

No Dashboard de Top Consultas por Check-in, nos são apresentadas as 10 datas que mais foram buscadas para check-in no período analisado, em ordem de número de consultas por data. Em caso de rede, no topo da página ao selecionar um hotel específico, aparecerão as 10 datas mais consultadas em ordem de consultas deste hotel.

Ao clicar no ícone no canto superior direito para exportar para o excel, a listagem apresentará todas as datas consultadas por check-in, e não apenas as top 10, para auxiliar em análises mais detalhadas e pontuais. 

 

Dica: É possível ordenar clicando no título de cada coluna, para visualizar resultados do maior para menor, ou menor para maior, ou então por hotel.







Importante: nos filtros para refinar as buscas ao selecionar em canal “Central/Revendedores” o dash de “Usuários” contabiliza como usuários os clientes que acessam o motor através dos e-mails de pré-reservas ou de orçamentos que recebem do hotel. São contabilizados 1X ao dia em cada um dos ambientes (orçamento e pré-reservas).  



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