Relatório Conversão - Let's Book

 

Na área de relatórios do Let’s Book, é possível ter acesso a diversos relatórios que irão auxiliar o time nas análises e acompanhamento de vendas, de forma a trazer uma visão estratégica e auxiliar na tomada de decisão.

 

Neste documento falamos especificamente do Relatório Conversão, que apresenta diversas visões em gráficos e dashboards relativos às vendas e a indicadores de consultas da rede ou hotel em relação a um determinado período. 

 

Ao logar no painel do Admin no Let’s Book, a primeira tela que será visualizada é do Relatório de Conversão, mas é possível acessá-lo também na barra de ferramentas, na parte superior da plataforma, em Relatórios, na opção “Conversão”:





Acessando este menu será possível ter a primeira visão geral dos dashboards, onde estarão setadas por padrão as vendas confirmadas e informações de consultas do canal online do mês atual, de todos os hotéis. 

 

Importante: Este é um relatório baseado nas vendas confirmadas, ou seja, se trata de um relatório vivo, que se atualizará de acordo com as vendas. Caso ocorram cancelamentos, serão desconsiderados nestes indicadores. 

 

Para uma busca e análise mais pontual referente às vendas e às informações de consultas de um determinado hotel, período, canal, entre outros cenários, é possível setar alguns filtros, que podem ser editados clicando acima do ícone localizado no canto direito da tela, como mostra o print abaixo: 

Ao clicar neste ícone serão apresentadas possibilidades de filtros, para realizar buscas mais assertivas de acordo com a análise necessária. 






Como apresentado no último print, as possibilidades de filtro são: 

1  - Por destino, por Hotel ou todos.;

2 - Por períodos: Existem alguns pré setados como mês atual, último mês, entre outros, e também é possível clicar em “Escolher” e definir um período específico para análise;

3 - Tipo de data: Consulta (Período da venda), Check In ou Check Out;

4 - Device: Mobile ou Desktop;

5 - Canal: Online ou Módulo Central de Reservas. 

 

Lembrar de sempre clicar no botão Atualizar após selecionar os filtros desejados para que os resultados dos dashboards se atualizem. 

 

Em alguns dashboards irão encontrar no canto superior direito ícones com algumas ações, como exportar em imagem, excel, expandir, para utilizar em reports e apresentações, dependendo do gráfico ou tabela, como mostrado nos exemplos abaixo: 



Além disso, no dash de “Resumo por Hotel” é possível refinar a pesquisa através do ícone incluindo ou retirando colunas de informações, para uma melhor visualização.

 

                               

DASHBOARDS 

 

No primeiro dashboard são apresentados os principais indicadores de vendas e consultas, com os seguintes conceitos:

  • Usuários: Contabiliza como usuários todos os clientes que acessam o motor de reservas, são contabilizados 1X ao dia.
  • Consultas: São contabilizadas todas as buscas realizadas pelo cliente em que o mesmo recebe uma resposta, seja de disponibilidade ou de indisponibilidade.
  • Indisponibilidades: São contabilizadas todas as buscas efetuadas que por algum motivo, restrição ou falta de apartamentos, retornaram um aviso de indisponíveis:

  

  • Desistências: São contabilizadas até a etapa de visualização de preços e seleção de quartos, se o cliente sair nesta tela, será considerada uma desistência: