Você sabe a diferença entre CRM e disparador de e-mail?

 

Não, um CRM e um disparador de e-mail definitivamente não são a mesma coisa, tampouco realizam as mesmas funções estratégicas. A confusão costuma vir do fato de que ambos podem ser usados para disparar mensagens para o seu público-alvo. Porém, no fim das contas, um software de CRM vai muito além disso.

 

Afinal, o que faz um CRM?

 

e um disparador de e-mails apenas dispara mensagens, então o que faz um CRM ser mais robusto, afinal? Uma plataforma de Customer Relationship Management tem recursos mais avançados, onde é possível mapear a jornada do seu consumidor para que a comunicação seja feita de forma mais eficaz. 

 

É através do CRM que você aprofunda o seu trabalho de marketing direto, dando o próximo passo e aprimorando o relacionamento entre marca e cliente. Com a ferramenta, você:

 

  • Desvenda e entende o perfil dos consumidores. 
  • Sabe exatamente em qual etapa do ciclo de vida (ou lifecycle) o cliente se encontra.
  • Conhece e domina a jornada de compra. 
  • Conversa com o cliente certo, na hora certa, com a mensagem certa.
  • Segmenta suas audiências de acordo com a jornada do cliente, por RFV (Recência, Frequência, Valor)  ou pelos parâmetros estratégicos específicos do seu negócio.
  • Personaliza as comunicações para que façam sentido para cada audiência.
  • Cria inúmeros tipos de campanhas dinamizadas, segundo interesse, comportamento e navegação do consumidor. 

 

No placar da retenção de clientes, o CRM sai ganhando

 

Não há como negar: o CRM faz toda a gestão do relacionamento, diferente de apenas disparar mensagens de e-mail. Dessa forma, no placar de relacionamento e retenção de clientes, o CRM está ganhando de lavada. Confira:

 

CRM Disparador de e-mail
Dispara mensagens para sua lista de contatos. Dispara mensagens para sua lista de contatos.
Mapeia o comportamento do seu consumidor  X
Personaliza campanhas  X
Segmenta audiências  X
Permite a construção de um ciclo de vida (Lifecycle) da sua base
Faz automações com base na jornada do cliente,
contribuindo para estratégias de retenção.

 

 

 

4 principais benefícios em contratar um software de CRM

 

1 – Monitoramento ativo da jornada do cliente

 

Com um CRM, é possível estar ativamente presente em todos os passos da jornada do cliente. As estratégias capazes de tornar uma plataforma de CRM mais eficaz vão desde o pré vendas, onde o consumidor ainda pode estar indeciso e precisa de um gatilho que o impulsione ao ato de compra, até o pós vendas, onde o cliente já adquiriu o que desejava e, ainda assim, é necessário manter contato para que o relacionamento com a marca possa ser nutrido.

 

A mensagem certa, na hora certa, pode ser crucial para as atuais e futuras decisões de compras de cada consumidor e por isso é necessário que as comunicações estejam corretamente orquestradas ao momento do cliente.

 

2 – Aprofundamento do relacionamento marca-cliente

 

Além disso, o CRM é capaz de listar todos os registros de sua interação com um contato, desde o momento em que ele informa seus dados, até as tentativas da sua empresa de enviar mensagens ou ligar. Assim, seu discurso de venda será mais direcionado e a relação com o cliente mais próxima.

 

3 – Maior poder de gerenciamento

 

Sabemos que são necessárias muitas informações e cruzamento de dados para gerir de forma inteligente. Sem uma plataforma que ajude a fazer isso, as chances de erros são muitas.

 

Um CRM pode auxiliar qualquer pessoa que trabalhe com foco no cliente – ou seja, todo mundo. Afinal, colocar o cliente no centro da estratégia é importante em qualquer tarefa. Assim, é possível consultar dados e históricos de clientes e leads e oferecer uma proposta mais certeira no momento da decisão de compra.

 

4 – Otimização dos seus recursos (e do seu tempo!)

Pense em quanto a sua empresa gasta investindo em estratégias que miram no escuro, apenas tentando adivinhar do que os clientes podem ou não gostar…

 

O tempo e o dinheiro perdidos em processos desse tipo são incontáveis. Já imaginou quantas pessoas precisam estar envolvidas para orquestrar dados e fazer campanhas de forma manual, sem uma ferramenta adequada? No entanto, com uma base fiel de dados, você consegue resolver o problema e ir muito além.

 

Com um CRM, você tem a visão certeira sobre quem são os seus clientes, do que eles gostam e quais são as suas preferências. Além disso, a análise de dados se dá de uma forma muito menos burocrática, sem trabalho manual. Assim, você economiza tempo de sobra.

 

Agora, que tal colocar esses benefícios em prática?

 

Lembre-se: CRM além de ferramenta também é estratégia. Para que dê certo, é essencial encontrar a plataforma mais adequada para o seu negócio, e também pensar em maneiras de colocar seu cliente no centro do seu planejamento.

 

 

Escrito por Mariana Bampi, Pmweb

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