Não, um CRM e um disparador de e-mail definitivamente não são a mesma coisa, tampouco realizam as mesmas funções estratégicas. A confusão costuma vir do fato de que ambos podem ser usados para disparar mensagens para o seu público-alvo. Porém, no fim das contas, um software de CRM vai muito além disso.
e um disparador de e-mails apenas dispara mensagens, então o que faz um CRM ser mais robusto, afinal? Uma plataforma de Customer Relationship Management tem recursos mais avançados, onde é possível mapear a jornada do seu consumidor para que a comunicação seja feita de forma mais eficaz.
É através do CRM que você aprofunda o seu trabalho de marketing direto, dando o próximo passo e aprimorando o relacionamento entre marca e cliente. Com a ferramenta, você:
Não há como negar: o CRM faz toda a gestão do relacionamento, diferente de apenas disparar mensagens de e-mail. Dessa forma, no placar de relacionamento e retenção de clientes, o CRM está ganhando de lavada. Confira:
CRM | Disparador de e-mail |
Dispara mensagens para sua lista de contatos. | Dispara mensagens para sua lista de contatos. |
Mapeia o comportamento do seu consumidor | X |
Personaliza campanhas | X |
Segmenta audiências | X |
Permite a construção de um ciclo de vida (Lifecycle) da sua base | X |
Faz automações com base na jornada do cliente, contribuindo para estratégias de retenção. |
X |
Com um CRM, é possível estar ativamente presente em todos os passos da jornada do cliente. As estratégias capazes de tornar uma plataforma de CRM mais eficaz vão desde o pré vendas, onde o consumidor ainda pode estar indeciso e precisa de um gatilho que o impulsione ao ato de compra, até o pós vendas, onde o cliente já adquiriu o que desejava e, ainda assim, é necessário manter contato para que o relacionamento com a marca possa ser nutrido.
A mensagem certa, na hora certa, pode ser crucial para as atuais e futuras decisões de compras de cada consumidor e por isso é necessário que as comunicações estejam corretamente orquestradas ao momento do cliente.
Além disso, o CRM é capaz de listar todos os registros de sua interação com um contato, desde o momento em que ele informa seus dados, até as tentativas da sua empresa de enviar mensagens ou ligar. Assim, seu discurso de venda será mais direcionado e a relação com o cliente mais próxima.
Sabemos que são necessárias muitas informações e cruzamento de dados para gerir de forma inteligente. Sem uma plataforma que ajude a fazer isso, as chances de erros são muitas.
Um CRM pode auxiliar qualquer pessoa que trabalhe com foco no cliente – ou seja, todo mundo. Afinal, colocar o cliente no centro da estratégia é importante em qualquer tarefa. Assim, é possível consultar dados e históricos de clientes e leads e oferecer uma proposta mais certeira no momento da decisão de compra.
Pense em quanto a sua empresa gasta investindo em estratégias que miram no escuro, apenas tentando adivinhar do que os clientes podem ou não gostar…
O tempo e o dinheiro perdidos em processos desse tipo são incontáveis. Já imaginou quantas pessoas precisam estar envolvidas para orquestrar dados e fazer campanhas de forma manual, sem uma ferramenta adequada? No entanto, com uma base fiel de dados, você consegue resolver o problema e ir muito além.
Com um CRM, você tem a visão certeira sobre quem são os seus clientes, do que eles gostam e quais são as suas preferências. Além disso, a análise de dados se dá de uma forma muito menos burocrática, sem trabalho manual. Assim, você economiza tempo de sobra.
Lembre-se: CRM além de ferramenta também é estratégia. Para que dê certo, é essencial encontrar a plataforma mais adequada para o seu negócio, e também pensar em maneiras de colocar seu cliente no centro do seu planejamento.
Escrito por Mariana Bampi, Pmweb
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