Atribuição de receita

 

Se o seu CRM é integrado ao PMS, o CRM recebe de lá todas as informações de pessoas e de reservas . Isso significa que conseguimos entender se uma reserva é resultado da sua campanha de e-mail marketing, mesmo que essa reserva não tenha sido feita de forma online. 

 

E como isso acontece?

 

Entende-se que: se uma pessoa recebeu um e-mail marketing, interagiu com essa comunicação e pouco tempo depois efetuou uma reserva, é sinal que essa comunicação influenciou no processo de decisão de compra e, por isso, a reserva efetuada pode ser atribuída a essa ação de marketing.

 

Para isso atribuímos uma janela de tempo de 7 dias. Ou seja, se uma pessoa interagiu com um e-mail marketing e fez uma compra (dentro do período de 7 dias), essa reserva é contabilizada como resultado da campanha. Observe que isso se aplica a qualquer reserva. Ou seja, se um hospede recebeu um e-mail marketing, interagiu com esse e-mail (exemplo: clicou na peça), depois ligou para o hotel e fez uma reserva pelo telefone, essa compra foi influenciada pela ação de marketing e, por isso, a reserva é atribuída à campanha.

 

E se uma pessoa interagir em mais de uma comunicação dentro dos 7 dias?

 

Nesse caso a receita é atribuída apenas à campanha que o cliente interagiu por último, ou seja, a interação com a data mais próxima à reserva.

 

Importante: Para que isso aconteça, é essencial que se tenha o preenchimento correto dos dados do hóspede, pois é através do e-mail do contato que se consegue identificar se aquela pessoa que recebeu o e-mail é a mesma pessoa que fez a compra.

 

E se existir mais de um contato com o mesmo endereço de e-mail? 

 

Tudo bem! O CRM sempre vai procurar se algum desses contatos possui reserva atrelada. Assim, pode-se identificar que o contato que interagiu com a comunicação também efetuou uma compra.

 

Apesar disso, vale lembrar que é muito importante acompanhar a qualidade das informações preenchidas no check-in (ver relatório de qualidade de dados). Para ajudar a manter uma base de contatos mais limpa e organizada, o CRM também possui regramentos de merge (união dos contatos iguais). 

*Observação: Com alguns PMS não recebemos o valor da receita da reserva até o check-in do hóspede.

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