Segmentações

 

Chamamos de ‘segmentações’, o agrupamento de pessoas usando algum critério específico.

 

Para criar uma segmentação, clique no Menu > Comunicação > Segmentações.

 

Aqui será mostrada uma lista com todas as segmentações já criadas, sendo possível buscá-las por nome, pelo tipo de execução ou por qual usuário foi criado. Se precisar é possível excluir ou editar uma segmentação já existente a partir desta mesma tela.

 

Clique em “Criar segmentação” para fazer um novo agrupamento.

 


 

Nome da segmentação:

 

O primeiro passo é colocar um nome para essa nova segmentação que você está criando. Lembre-se que ela irá gerar um agrupamento de pessoas na tela de Grupos, e por isso, é importante encaixar essa segmentação em uma pastinha que faça sentido. 

 

Tipos de execução:

 

Pontual – Serão inseridas no grupos apenas as pessoas que atendem a condição no presente momento, ou seja, caso entre um novo contato na lista amanhã com esta mesma condição, ele não será incluído ao grupo. Utilize esta opção para critérios que não tenham recorrência presente. Ex: Pessoas que se hospedaram no Carnaval de 2014.

 

Diária – Sempre que houver pessoas que atendam às condições, elas serão direcionadas ao grupo. Ou seja, todos os dias o CRM irá refazer esse filtro. Por isso é muito importante utilizarmos essa opção apenas quando ela realmente necessite ser atualizada, ou ainda para critério de recorrência independente de uma data específica.  Ex: pessoas que têm gastos superiores a R$ 1000,00 em A&B

 

Tarifa CRM:

Selecione essa opção se você está fazendo uma segmentação com o objetivo de criar uma tarifa CRM. Dessa forma, essa segmentação ficará visível através do Letsbook Motor, possibilitando que seja vinculada a uma tarifa específica. Quer saber mais sobre tarifa CRM? clique aqui.

 

Grupo onde a segmentação ficará:

A segmentação irá gerar um agrupamento de pessoas na tela de Grupos, e por isso, é importante encaixar essa segmentação em uma pasta que faça sentido. 

Nossa recomendação é sempre criar uma pasta abaixo da já existente chamada "Filtros", assim você saberá quando for dessa categoria.

 

Ex: Segmentação de hóspedes com Idades acima de 10 anos. Criar a pasta abaixo de Filtro > Segmentação + "nome"


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O próximo passo é definir as condições para estabelecer os critérios de agrupamento de pessoas e são eles:

 

Demográfico

Selecionam pessoas de acordo com seus dados cadastrais, como gênero, idade, aniversário e etc. Ex: mulheres que fazem aniversário no mês de Julho.

 

Inclua novas condições para criar segmentações mais específicas. Exemplo: Pessoas que moram no estado de SP e que não tenham clicado no e-mail marketing sobre a páscoa.

 

Comunicação

É possível criar grupos de acordo com as interações em ações previamente enviadas. Ex: pessoas que reservaram a partir de um e-mail marketing específico. 

 

Inclua novas condições para criar segmentações mais específicas. Exemplo: Pessoas que receberam emails no período x e tenham idade entre 30 e 55 anos.

 

Reservas

Selecione pessoas de acordo com critérios de compra de hospedagem. Exemplo: Pessoas que compraram durante a Black Friday do ano passado.

 

Os itens que você pode utilizar são:

  • Data Check-in da Reserva
  • Data Check-out da Reserva
  • Data da compra
  • Passando por
  • Nome do Hotel
  • Status da Reserva
  • Origem da Reserva
  • Segmento
  • Empresa
  • Classe do produto
  • Produto
  • Frequência de Hospedagem
  • Antecedência de Hospedagem
  • Ticket total
  • Ticket médio
  • Quantidade de Noites
  • Quantidade de Pessoas na Reserva

 

Inclua quantas condições quiser e cruze informações relevantes. Exemplo:

- Pessoas que compraram durante a Black Friday do ano passado.

- Com hospedagem prevista para julho

- Que morem no estado de SP

- E que tenham clicado no email de BF desse ano.

 

Dica: Com a segmentação de reservas você ainda pode cruzar com outras como a de comunicação e criar filtros como: quem se hospedou no periodo do carnaval do ano anterior, já recebeu uma comunicação de carnaval mas ainda não reservou no ano atual.

 

B2B

Selecione empresas de acordo com as classificações. Exemplo: Empresas do segmento de turismo. Ou empresas com o nome x,y,z.

Importante lembrar que esse filtro é apenas para a busca de contatos de empresas.

 

Os itens que você pode utilizar são:

  • Categoria da Empresa
  • Nível da Empresa
  • Nome Fantasia da Empresa
  • Posição no Ranking do Ano Concorrente
  • Razão Social da Empresa
  • Ramo de Atividade da Empresa
  • Empresa com Produção no período X
  • Cargo do contato
  • Classificação do contato

 

Inclua quantas condições quiser e cruze informações relevantes. 

Exemplo:

- Empresas da Categoria x e nível x

- Empresas na posição x e classificação x

- Empresas com produção no período e nível x 

 

Dica: Você pode se comunicar com empresas de diferentes segmentos e criar uma tarifa especial para cada uma delas convidando a se hospedar com você e ter um benefício exclusivo.  



Pesquisa de NPS

Selecione de acordo com a pesquisa de NPS enviada ou pela nota. Exemplo: Contatos que têm nota 2 na pesquisa.

Aqui podem ser consideradas as pesquisas enviadas por parceiros que você tenha conexão como Medallia, ReviewPro e Indecx, por exemplo.

 

Os itens que você pode utilizar são:

  • Respondeu a pesquisa de satisfação
  • Nota da pesquisa de satisfação

 

Dica: Você pode usar essa segmentação e entender mais sobre a nota, oferecendo também um brinde ou cupom de desconto para agradecer pela participação. 

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Por último, defina se essa segmentação será feita em cima de toda a base de contatos, ou de grupos específicos

Clique em “avançar” e observe o resumo de sua segmentação. Se estiver satisfeito clique em “criar segmentação”. 

 

Fique tranquilo, em apenas alguns minutinhos as pessoas agrupadas já estarão disponíveis na pasta selecionada!

Assim que isso acontecer, o Lets CRM avisará você:


 

 

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