Promocode e suas estratégias de uso

O promocode é realmente necessário durante a Black Friday?

 

 

A Black Friday é uma campanha pública, geralmente divulgada na home do site e nas redes sociais e o código da tarifa (promocode) tem por finalidade tornar uma tarifa restrita à quem possui o código.

 

 

Sendo assim, existem mesmo motivos para ele existir?

 
 
 

Tornar a tarifa Black pública no site, para aparecer junto das outras promoções, aumenta ainda mais seu alcance em vendas e competitividade perante as agências de viagens online, principalmente quando o usuário faz a comparação de preços através dos metabuscadores. Já o preenchimento do promocode acaba sendo mais um passo entre o cliente e a reserva, e quando se trata de otimização da conversão, principalmente em um período em que há bastante concorrência, quanto menos barreiras, melhor.

 
 
Para exemplificar melhor, vamos aos dados?
 
 
 

Na BF 2020 tivemos um cliente que iniciou a sua campanha divulgando em banners no site e nas redes sociais o promocode para ter acesso aos descontos da ação, no entanto, sugerimos a retirada do código de desconto para tornar as tarifas públicas. Em 24h que a ação ficou no ar com as tarifas vinculadas a promocodes apenas 13% da receita arrecadada em dois dias de BF ficou associada ao promocode, mesmo com o código sendo divulgado publicamente em vários canais de comunicação do cliente. Com a retirada do promocode das tarifas, em menos de 24h em que tornaram-se públicas, houve um crescimento de 670% nas vendas da ação. Sucesso né?

 

 

Então, quando usar promocode faz sentido?

 
 
 

Uma estratégia bem assertiva para o uso de promocodes durante a Black Friday é cadastrar uma tarifa pública para a campanha e utilizar os códigos de desconto para conceder benefícios extras ou então antecipar as ofertas para públicos segmentados e leads.

 

É uma forma de valorizar os hóspedes fidelizados e de fortalecer o relacionamento dando acesso antecipado exclusivo às ofertas da campanha, bem como, vale ressaltar que o cliente frequente não necessariamente está buscando um desconto a maior do publicado nesses períodos de grande demanda, muitas vezes ele busca um tratamento diferenciado, como um upgrade de quarto, benefícios de early check-in ou late check-out, o que super vai de encontro com a estratégia de divulgar um promocode para esses clientes, fazendo assim que eles sintam o quanto são especiais.

 

Assim como o critério de adotar um código de desconto também é válido para beneficiar novos clientes que se inscreveram antecipadamente para receber informações da campanha, seja também concedendo acesso antecipado exclusivo às ofertas da campanha ou um percentual de desconto diferenciado, como forma de o engajar com a sua marca.

 

 

Querem mais um exemplo de sucesso em estratégia?

 
 
 

Também na BF 2020 outro cliente adotou a tática de antecipar o acesso às ofertas da campanha através de promocodes segmentados para clientes frequentes e para os leads que se cadastraram na landing page da ação e as vendas através dos promocodes divulgados representaram 76% das vendas da Black Friday, em que o código de desconto divulgado para a base de clientes novos simbolizou 59% e o de clientes frequentes 17% do total de vendas da campanha.

 
 
 

O uso de promocodes em grandes ações comerciais é o tipo de estratégia que deve ser definida com antecedência, pois pauta toda a criação do fluxo da campanha. A Black Friday está cada vez mais próxima.. você já definiu sobre a utilização de códigos de descontos?

 

 

 

 
 
 
 
 
 

Não encontrou o que procurava?

Procurando por algo em específico? Navegue pelos diretórios e categorias e você encontrará o que busca.

Contato