Cadastro de Produto: Avulso

 Hoje dentro do Let’s Book é possível realizarmos o cadastro de Produtos e Serviços adicionais para que complemente a hospedagem, ou seja, quando o hóspede selecionar os quartos desejados, em seguida ele poderá visualizar os produtos adicionais que estão disponíveis no seu hotel para complementar. No formato avulso, também podem ser ativados produtos e serviços no Módulo Experiências, que podem ser vendidos independente do cliente ter hospedagem. 

 Para verificar os Produtos ou cadastrar novos, basta acessar o menu Let’s Book > Hotéis > Ícone de Produtos e Serviços do hotel desejado:

 Aqui terá a relação dos itens que já estão cadastrados. E para cadastrar novo item basta clicar em “Cadastrar novo produto” (3):

O primeiro bloco é o Geral:

Nome interno do produto e descrição interna do produto são dados referente ao produto que será ofertado. Lembrando que este campo é interno, o hóspede não terá acesso, então podem colocar informações que apenas o hotel terá acesso.

Depois disso, terá que selecionar “Ativo” para o produto refletir na página pública de busca.

 

Depois disso, no mesmo bloco terá que informar qual é o tipo deste produto que está sendo cadastrado.  Selecione o AVULSO

Avulso: Tipo de Produto/Serviço único, que se consegue configurar a quantidade máxima por reserva. Exemplo: Champanhe, Noite Romântica, Taxa Pet. Podendo ter sua disponibilidade limitada ou ilimitada.

 

Depois disso você poderá selecionar o controle da disponibilidade (1), ou seja, se terá quantidades limitadas de vendas totais desse produto, ou então se não há limitação de quantidade. Caso você tenha optado pelo Limitado, abrirá duas caixas do lado direito para que você informe a quantidade total que há de disponibilidade para esse item (2) e se existe um limitador de quantidade que pode comprar na mesma reserva (3). Lembre-se que, ao vender 30 produtos (por exemplo) não vai mais estar disponível para venda.

É possível inserir uma foto do serviço de extra, clicando em cima do ícone da câmera.

 

*Atenção ao tamanho máximo do arquivo: Deve conter no máximo 1MB. O arquivo deve ser 770x615px!.

 

No bloco de Políticas e Textos

Será configurado o nome Público do Produto e descrição pública; Política resumida, Política geral do Produto e descrição e ainda é possível adicionar mais de uma política geral clicando no botão “+ Nova Política”. Todos itens serão demonstrados na parte pública para o hóspede. Então sugerimos que aqui as informações fiquem claras para que não haja dúvida na escolha do hóspede.

No bloco Precificação do Produto 

Quando selecionar o Único será cobrado o valor estipulado de forma única multiplicado por quantidade de produtos adquiridos; não é possível diferenciar o valor entre  de dia de semana/final de semana ou alta/baixa temporada.
Quando selecionar o Adicional à diária, o valor informado será multiplicado pelo número de diárias. Neste produto não é possível diferenciar os valores dentro do calendário de valores para produtos.

Ainda no bloco de Precificação, é possível também conceder desconto no valor do extra, e optar por exibir ou não o mesmo na página pública de busca:

 

Esse valor de desconto será aplicado em cima do valor final do produto. E por fim, após o cadastro das configurações deve clicar no botão “Salvar Alterações”

 

Ao salvar as informações de cadastro,  para os casos de produtos comercializados no módulo Experiências, abaixo do campo de foto do produto, aparecerá um campo para gerar o link público do item cadastrado, para que seja utilizado em comunicações e em banners no site:    

 Também é possível que esse produto não esteja público, ou seja, que ele seja localizado apenas se você compartilhar esse link; para isso basta selecionar a flag “acesso exclusivo por link publico”:

Atenção: caso essa flag seja selecionada, o produto só será localizado pelo link público; esse produto não estará disponível publicamente no campo de experiências

No bloco Ativação 

Para os produtos que sejam adicionais à hospedagem, é possível configurar para restringir as acomodações e tarifas em que o produto deverá ficar disponível, assim como mínimo ou máximo de noites e a antecedência mínima para a venda.

Caso selecione alguma informação destes itens, precisamos ter em conta que será mais restritivo a venda deste produto. Informe aqui as exigências reais. O que não há exigência, não precisa cadastrar.

Também nessa opção você conseguirá selecionar “exclusivo central de reservas”, caso selecione essa flag, esse produto só poderá ser comercializado através do módulo Central de Reservas - quando o atendente enviar esse produto como opção para o hóspede.

 

Usando para Experiências:

As configurações acima são para vender junto à hospedagem.

Mas, você sabia que pode vender esses produtos, sem estar atrelado à hospedagem? 

É a venda de Experiências, onde pessoas conseguirão acessar sua página que vende apenas produtos, e possa usufruir, mesmo que não esteja hospedado no seu hotel. Pode ser um Day Use, Room Office, Jantar no restaurante do Hotel e o que mais você planejar.

Para isso, você poderá configurar o item conforme as indicações acimas, e temos três diferenciais:

 

  1. Precificação do produto, só terá Único, já que não será possível considerar diárias para ser multiplicado.

 

    2. O bloco de Condição de Hospedagem temos os seguintes conceitos:

* PRECISA de hospedagem - Para os casos em que os produtos criados são obrigatórios vínculo com Hospedagem

* NÃO PRECISA de hospedagem - Para os casos em que os produtos criados podem ser vendidos vinculados à Hospedagem ou Sem Hospedagem, ou seja, em Reservas ou Experiências.

* NÃO ACEITA hospedagem - Para os casos em que os produtos criados obrigatoriamente são excluídos das Hospedagens, ou seja, apenas em Experiência.

  1. No bloco de ativação não valerá caso coloque alguma restrição como horas de antecedência, por exemplo. Já que o agendamento deste produto não poderá ser realizado pelo sistema, e sim, deverá entrar em contato direto com o hotel.




Ou seja, será possível você criar um produto Avulso para ser vendido com hospedagem e no experiência (caso as condições e valores sejam os mesmos).

 

Caso criem produtos para o módulo de Experiências e querem rever, basta acessarem:

http://SEUHOTEL.letsbook.com.br/experiencias

(SEUHOTEL é o direcionamento que você utiliza).



Visualizando o que já foi vendido:

Dentro do Let’s Book temos uma ferramenta onde é possível ver os produtos que foram adquiridos, seja pelo módulo de Experiências ou junto com hospedagem. Dentro de Admin, basta acessar o menu “Vendas”:



Os produtos que foram adquiridos junto com hospedagem, terão o número do localizador igual ao número da reserva feita. E os produtos que foram adquiridos pelo módulo Experiências (sejam experiências ou vouchers), terão um número de localizador com letras e números:



Neste campo de Vendas, teremos filtros que podemos aplicar para procurar determinado produto vendido, status de reservas, se tem hospedagem atrelada (extras) ou não (experiências/vouchers), ou então todas as reservas de determinado Produto ou tipo de Produto, e poderá exportar para um excel: