Disparo de teste A/B

Você tem dúvidas sobre qual é a melhor data/horário para disparar um e-mail marketing? Se questiona se a melhor forma de comunicar é com um texto bem direto ou com um gif animado? Gostaria de testar assuntos de e-mail marketing diferentes, para avaliar os impactos nas taxas de aberturas?

 

Usando o teste AB você consegue disparar duas versões de uma mesma campanha e avaliar qual delas performou melhor. Vamos começar?

 

Menu > comunicação > campanhas

 

Na tela de campanhas, os disparos são organizados por pastas. Para facilitar a identificação de uma campanha específica a tela já traz em destaque as campanhas agendadas para hoje. É possível alterar esse destaque, clicando no filtro, conforme imagem abaixo:

 

Pode-se, ainda, filtrar as campanhas disparadas em algum mês ou ano específico.

 

 

Como disparar um teste AB

 

Ao clicar no +, presente ao lado de cada pasta, pode-se incluir uma Subpasta, uma campanha de e-mail, uma ação de SMS ou um teste AB de e-mail marketing. Selecione a opção “novo teste A/B”.

 

 

Seleção de Destinatários

 

Dê um nome a sua ação e selecione os destinatários que receberão essa comunicação.

 

Marque na coluna da esquerda os grupos para enviar, e na coluna da direita os grupos que não devem receber. Dessa forma, caso alguma pessoa que esteja nos grupos da esquerda também esteja presente nos grupos da direita, essa pessoa será negativada.

Exemplo: enviar um e-mail a todos que se encontram na pasta chamada “Grupo CS”, já desconsiderando as pessoas que estiverem na pasta de Opt In:

 

 

Clique em calcular para identificar a quantidade de destinatários para essa ação. Para um teste A/B é necessário o mínimo de 1000 (mil) destinatários, para que tenhamos uma amostragem estatística.

 

Defina o percentual de contatos destinados a receberem esse teste A/B:

 

 

No exemplo acima, estamos definindo que 80% dos destinatários receberão o teste AB. Ou seja, 40% receberá o email A, 40% receberá o email B e o email que performar melhor será enviado para os outros 20%.

 

Defina a principal métrica a ser analisada nesse teste A/B. Não se preocupe que todas as métricas serão computadas. Essa definição apenas ajudará a destacar a versão "vencedora", de acordo com a seleção abaixo:

 

 

Após tudo definido, clique em salvar e avançar. As próximas configurações (a partir daqui) já se referem a versão A desse email.

 

 

Disparo do e-mail A

 

Defina o assunto que irá nesse envio e o remetente (previamente cadastrado)

 

 

 

Coloque o link do html do email desenvolvido em "http", ou suba o arquivo html de seu computador.  

Se preferir, você pode primeiro criar e personalizar um e-mail utilizando os templates de campanha pontual. Com esse e-mail pronto, salve o template como um modelo e coloque o a URL desse e-mail no campo "http" do teste A/B. Gostaria de relembrar como fazer essa customização de templates? clique aqui.

 

 

Clique em salvar e avançar.

 

Links do email

 

Revise os links inseridos na sua peça. Tudo ok? Finalizar e agendar.

 

 

 

Agendamento

 

 

Coque a data e horário desejado para o disparo.

 

Selecione um contato para enviar o e-mail um teste desse disparo. Você pode selecionar um usuário através do grupo em que ele se encontra, ou pode digitar o nome e o e-mail dessa pessoa e clicar em adicionar.

 

 

Para enviar o teste dessa comunicação, mantenha selecionado o tipo "teste" e clique em agendar.  Ao receber o teste, sugerimos que abra e clique nos links tanto pelo computador, quanto pelo celular.

 

 

Se estiver tudo certo, basta trocar o tipo de disparo para "efetivo" e clicar em agendar!

 

Pronto, você acabou de enviar o e-mail A!

 

 

Disparo do e-mail B

 

Vá em comunicação > campanhas.

 

Abra a pastinha onde você colocou o seu teste A/B. Selecione o disparo B e vá em editar dados do e-mail.