Como fidelizar seu cliente de forma descomplicada

 

Existem inúmeras formas de colocar o cliente no centro do negócio. Uma delas já bastante conhecida são os programas de fidelidade. Tenho certeza que você já faz parte de um e até mesmo já tenha resgatado algum produto ou serviço através das pontuações somadas ao seu usuário.

 

O que talvez não fique tão nítido é o tamanho do trabalho por trás de um programa de fidelidade. Empresas maiores têm programas mais robustos que necessitam de tecnologias específicas para o gerenciamento de pontos e validações. Além disso, criam parcerias com outras empresas para que se tenha uma diversidade de benefícios e amplo incentivo para a utilização do mesmo. 

 

Entretanto, existem também programas de fidelidade menos complexos que no final tem o mesmo objetivo dos maiores: fidelizar clientes com a marca através de benefícios, para que ele continue comprando. Algumas das diferenças são que estes têm regras menos robustas, o benefício é concedido somente pela própria empresa (sem envolver empresas parceiras) e não necessitam de tecnologias específicas de gerenciamento de pontos.

 

Se essa ainda não é a realidade do seu hotel ou rede, amanhã já precisa ser. Um programa de fidelidade precisa ter um objetivo mas antes disso, um benefício real para seu cliente, em outras palavras, valor agregado. Através do CRM já é possível conhecer o seu público para entender quais benefícios podem ser mais assertivos. Além disso, caso o CRM também tenha funções de disparador de e-mails e SMS pode-se criar regras automatizadas personalizadas* de ativação do programa para públicos específicos, com benefícios feitos para cada grupo especificamente.

 

Além disso, no CRM podem ser criadas campanhas segmentadas de e-mails marketing, não apenas promocionais, mas também de relacionamento. Alguns exemplo são divulgação do destino, diferenciais do hotel, gastronomia, dicas, etc. Criar um relacionamento do hotel com o cliente auxiliará não somente o incentivo à conversão, como também poderá tornar o seu hóspede um embaixador da marca.

 

Resumindo, usa-se de plataformas já existentes dentro da realidade do hotel para firmar ainda mais a relação do cliente com a sua marca. E tem tempos em que investimentos são pensados muitas vezes antes de acontecerem, é uma ótima oportunidade para fazer mais com menos

 

*Regras personalizadas podem ser criadas através de todos os dados coletados para seu CRM, que envolvem dados do PMS e outras fontes de dados. Cria-se regras considerando dados dos clientes e também as regras de classificação para que participem do programa de fidelidade.  Dessa forma, uma vez aplicada na sua plataforma, a própria plataforma tem condições de ativar os clientes no momento certo. Requer investimento baixo ou mediano dependendo do escopo da regra.

  


 

 

Que tal colocar a mão na massa? Clique aqui e veja um tutorial completo sobre regras automatizadas.

 

 


 

Não encontrou o que procurava?

Procurando por algo em específico? Navegue pelos diretórios e categorias e você encontrará o que busca.

Contato